heart.gif

Existem canções que tocam mais fundo…

Existem melodias que parecem mais tristes…

Existem acordes que parecem ser feitos pra acertar mesmo!

São as canções que falam do fim de um amor! E elas são maravilhosas… Lindas pela suavidade e pela delicadeza com que falam de um coração partido… Então, que tal maltratar os corações com quase 30 minutinhos de preciosidades destas?

Abrindo, Phil Collins com IF LEAVING ME IS EASY, de seu disco de estréia na carreira solo em 1981… A melancolia é imperativa nessa lindíssima interpretação de Phil Collins. O sax é apaixonado… Assim como na poesia, a tristeza cria momentos como esse, numa viagem doce pela saudade de alguém… Existe uma rara versão ao vivo, gravada em 1985 e nunca lançada anteriormente. Phil Collins conta que na turnê de lançamento do seu disco de estréia, costumava tocar IF LEAVING ME IS EASY, mas, diante da insensibilidade de algumas platéias (que insistiam em continuar berrando durante a apresentação da música), resolveu deixar de tocá-la…

Seguindo surge Gladys Knight & The Pips com a divina NEITHER ONE OF US (WANTS TO BE THE FIRST TO SAY GOODBYE) de 1972… Mais uma que prova que música boa não tem idade. Trata-se de uma canção que fala do desespero de perceber que está acabando todo aquele amor e nenhum dos dois quer ser o primeiro a dizer adeus. O arranjo é perfeito pra linda voz de Gladys… Mais uma bela melodia romântica de seu repertório, que só melhora com o tempo… Daryl Hall e John Oates regravaram essa maravilha em 2005 no disco Our Kind Of Soul, que merece ser comprado pra ser ouvido vez após outra.

A terceira é uma das mais lindas do DeBarge… Aliás o falsete de El DeBarge é um dos que mais gosto. E em TIME WILL REVEAL ele está muito mais inspirado que em outras canções tão lindas quanto… A produção da banda era bastante comercial, mas trazia uma rara qualidade em toda a sua instrumentação. Estamos em 1983, onde tínhamos menos que hoje, mas éramos mais felizes.

Depois temos a negra IF LOVING YOU IS WRONG, I DON’T WANT TO BE RIGHT com Jerry Butler… O título já diz muito sobre essa canção, mas o que mais impressiona é o fato de ter sido lançada em 1971… Uma melodia madura que traz toda a angústia da descoberta de um amor com restrições. Linda e cheia de paixão…

A quinta é a voz bela de Carly Simon com a clássica HURT, num dos momentos mais intimistas que uma canção pode proporcionar… O sax e a abertura dessa pérola são difíceis de se igualar… É muito bom poder cantar coisas assim, que mostram o quanto é perfeito o amor pra poder dizer que apesar de magoado, a vida precisa continuar, cheia de lembranças, mas sem desejar essa mágoa a ninguém…

Na sequência temos a maravilhosa voz setentista de David Gates, uma de minhas favoritas, com a datadíssima e linda GOODBYE GIRL… A melodia é muito característica daquela década e a letra diz ‘let me tell you goodbye doesn’t mean we’ll never be together again, though we may be so far apart, you still will have my heart, so forget your past my goodbye girl ‘cause now you’re home at last’… Perfeita pra lembrar que as coisas boas nunca acabam se existir uma lembrança.

Fechando mais esse set de canções do coração, vamos subir o clima um pouquinho com Spandau Ballet e uma de suas melhores, só que na versão doze polegadas… ONLY WHEN YOU LEAVE tem uma melodia romântica e madura pra o que tocava em rádio à época. Gosto demais dessa remix pois enfatiza o ótimo arranjo… Fez sucesso em 1984 e ainda toca bastante lá em casa. O sax marcante da banda também está presente nessa bela harmonia da década que marcou a todos nós.

Viva o amor e a tudo que vem dele… Incluindo essas belas canções, que, pra curtir, basta você clicar com o botão direito do mouse no link abaixo!

LOVE SONGS… AGAIN!

Postado originalmente em 20 de novembro de 2007.

2 comentários sobre “RE-POSTAGEM: Músicas que falam de separação… Pra gente lembrar do quanto é bom estar junto!

  1. Falae Granndddeee Ed, tudo certo ?? , pois e estou testando meus comentarios , pra ver se esta chegando , vou ouvir o Love songs, daqui a pouco te falo o que achei ….
    Reinaldo Lima

  2. Parece que o pessoal do WordPress consertou, estou fazendo os comentarios e ja esta aparecendo logo em seguida , obrigado pessoal do WordPress, e tambem obrigado pelo presente Ed ….

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s