Quinta-feira e a gente já sabe: o fim-de-semana está riscando o horizonte! Vamos curtir um triplex com canções nacio, mas que não tocam muito por aínais de três artistas que mostram que a música boa também fez parte das melhores programações de rádio nos anos 80.

Vamos voltar pra primeira metade oitentista com pouco mais que treze minutinhos de belíssimas baladas, mas que, infelizmente, não tocam muito por aí.

Abrindo, Gal Costa e NADA MAIS, que é uma versão da linda LATELY de Stevie Wonder. Lembro de uma versão que a Trasamérica FM fez juntando as versões nacional e internacional. Lindas, ambas, mas prefiro a da Gal Costa. A versão em português de NADA MAIS é de Ronaldo Bastos e, certamente, é uma das interpretações mais inspiradas da carreira de Gal.

Seguindo, um tesouro perdido de Djavan: ESFINGE. Essa música fez parte da trilha sonora da novela Sol de Verão em 1982. Aliás, as trilhas sonoras da novela são recheadas de sucessos que são a cara dos anos 80. ESFINGE é a minha favorita de meu conterrâneo Djavan – é mole dizer isso de um artista do porte de Djavan? O impressionante é que conheci essa música antes que ela fizesse parte da trilha da novela e, sempre que ouço, lembro imediatamente das praias de Maceió. Quando for à Maceió, experimente sentar à beira da praia de Jatiúca, num daqueles bares e curtir ESFINGE. Depois, poste a sensação que foi aqui no blog. No mínimo você vai entender o que significa a profundidade do mar vazar de uma paixão. Demais!

Fechando, Gilberto Gil e a rara primeira versão de DEIXAR VOCÊ, que é muito mais bela que a versão que saiu no disco extamente pela simplicidade do arranjo. A letra de DEIXAR VOCÊ é linda e tem construções sensacionais pela forma direta e crua em falar do amor. Sabe uma coisa que gosto muito de pensar? A minha vida inteira fiquei catando músicas lindas pra poder curtir com minha filha Sarinha, minha mulher Deinha e meu sobrinho Davi. Aí, toda a paixão musical que tenho se justifica!

BRASIL NORDESTINO E MUSICAL

Deixe uma resposta

