dancarino.gif 

· Barry White – Nascido em 12 de setembro de 1944, em Galveston, Texas, Estados Unidos, Barry White cresceu em Los Angeles e é um dos mais conhecidos cantores/autores/produtores da soul music que precedeu a discoteca. Começou a gravar em 1960 com o grupo chamado Upfront. Formou e liderou a Love Unlimited Orchestra em 1969. A banda, que incluia a sua futura esposa Glodean James, foi formada por cerca de 40 músicos. Faleceu em 04 de julho de 2003 por problemas relacionados com hipertensão e insuficiência renal.

· Donna Summer – Nasceu com o nome de Adrian Donna Gaines, em 31 de dezembro de 1948, em Boston, Estados Unidos. Começou a cantar com um grupo chamado Crow em clubes locais de sua cidade natal. Esteve durante algum tempo na Alemanha, onde participou nas montagens de Hair, Godspell e Porgy and Bess. Ainda na Alemanha, gravou LOVE TO LOVE YOU BABY. Participou do filme Thanks God It’s Friday, em 1979 e ainda é reconhecida em todo o mundo como a ‘Rainha da Disco Music’.

· Patrick Hernandez – Apesar de não constar nos primeiros lugares da principal bíblia de vendagem de discos nos Estados Unidos, a revista Billboard, Patrick Hernandez conseguiu fazer que a sua música BORN TO BE ALIVE tenha sido uma das mais tocadas em todos os tempos. Não há na geração que viveu os anos dourados da Disco music quem não a reconheça logo pelos primeiros acordes. Hernandez nasceu em Paris, em 1949, filho de pai espanhol e mãe ítalo-austríaca.

· Sylvester – Nasceu Sylvester James, em Los Angeles e mudou-se para San Francisco, Estados Unidos, em 1967. Começou no grupo vocal The Cockettes. Participou no filme The Rose. Teve como acompanhantes as cantoras Martha Walsh, Izora Rhodes (que depois fizeram carreira como Weather Girls) e ainda Jeanie Tracy. Morreu em 16 de Dezembro de 1988, com 41 anos, de problemas relacionados com a AIDS.

· Andrea True Connection – Foi um grupo que fez um estrondoso sucesso entre 1976 e 1977. Era liderado por Andrea True, nascida em Nashville, Estados Unidos. O início de carreira desta americana foi em marketing, quando escrevia anúncios para o rádio e a tevê. A carreira na música começou durante uma apresentação no Riverboat, em 1974, em pleno edifício Empire State, em Nova York.

· Shalamar – Trio de cantores negros formado em 1978 por Don Cornelius, que era produtor e apresentador da série de tevê Soul Train. Era constituído pelos vocalistas e dançarinos Jody Watley e Jeffrey Daniels e tinha ainda Gerald Brown. Howard Hewett substituiu Gerald Brown no início de 1979. Jody Watley e Jeffrey Daniels seguiram carreira solo em 1984. Foram substituídos por Delisa Davis (que foi Miss Tennessee) e Micki Free. Howard Hewett deixou o grupo em 1985 dando lugar a Sydney Justin, que era central da equipe de futebol LA Rams dos Estados Unidos.

· Bee Gees – Os três irmãos Gibb nasceram em Manchester, Reino Unido. O primeiro, Barry, é do dia 1 de setembro de 1947. Os dois gêmeos, Robin e Maurice, nasceram em 22 de dezembro de 1949. O irmão mais novo, Andy, teve sucesso como cantor a solo na metade dos anos 70 e faleceu em 3 de outubro de 1988. Os Bee Gees apareceram pela primeira vez em dezembro de 1955. Mudaram-se para a Austrália em 1958 e trabalharam como o nome de Gibbs, mais tarde como BG’s, até, finalmente adoptarem o nome com o qual são mais conhecidos. Voltaram para o Reino Unido em fevereiro de 1967. Fizeram shows pela Europa e Estados Unidos em 1968. Robin Gibb deixou o grupo em 1969. Mais tarde, no mesmo ano, Barry e Maurice partiram igualmente para uma carreira a solo. Em apenas 8 meses os irmãos voltaram a reunir-se. Fizeram um estrondoso sucesso com a trilha sonora do filme Saturday Night Fever, em 1977.

· Kool & The Gang – Grupo de rhythm & blues formado em 1964, em New Jersey, Estados Unidos, com o nome inicial de Jazziacs. O nome Kool foi adoptado por Robert Bell, pois era seu apelido. A primeira gravação da banda aconteceu em 1969. Somente em 1979 o cantor James ‘JT’ Taylor passou a ser a voz do Kool & The Gang, dando ao grupo o status de um dos grandes grupos de black music a dominar as paradas de sucesso.

· Earth Wind & Fire – Formado em Los Angeles, Estados Unidos, pelo cantor, autor, produtor e instrumentista de Chicago, Maurice White. Em 1969 gravou para a Capitol Records. O nome Earth Wind & Fire vem dos três elementos astrológicos do signo de Maurice White. O grupo tem em média de 8 a 10 integrantes, e participou de filmes como That’s The Way of The World e Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, baseado no famoso disco dos Beatles.

· France Joli – Uma canadense (do lado francês) que tinha apenas 15 anos quando gravou um dos maiores sucessos da ‘era disco’. Nasceu em Montreal, em 1963, e foi uma das vozes de ouro no fim dos anos 70.

· ABBA – Quarteto muito popular fundado em Estocolmo, Suécia, em 1970 e que usava as iniciais dos nomes dos seus cantores como um acrônimo. Formado por Anni-Frid (Frida) Lyngstad (nascida na Noruega) e Agnetha Faltskog nos vocais, Bjorn Ulvaeus na guitarra e Benny Andersson nos teclados. Benny e Bjorn já haviam gravado juntos em 1966. Bjorn e Agnetha casaram em 1971 e se divorciaram em 1979. Benny e Frida casaram em 1978 e se divorciaram em 1981. A separação do grupo se deu no começo dos anos 80.

· ABC – Grupo de música eletrônica de Sheffield, na Inglaterra, que começou por ter o nome de Vice Versa, com Stephen Singleton e Mark White. O cantor Martin Fry juntou-se ao duo em 1980 e o grupo foi rebatizado como ABC. Singleton saiu em 1985.

· Ashford & Simpson – Dupla formada pelo casal Nickolas Ashford e Valerie Simpson, ambos americanos, que além de escreverem as próprias canções, também faziam parte da Motown, como produtores de vários outros cantores do selo. Valerie gravou um disco a solo em 1972.

· Average White Band – Formado em 1972 na Escócia o grupo vocal/instrumental era composto por Alan Gorrie, Hamish Stuart, Onnie McIntyre, Malcon Duncan, Roger Ball e Robbie McIntosh. Em 1974, McIntosh teve morte por envenenamento e foi substituído por Steve Ferrone.

· Toni Basil – Multifacetada, a americana Toni Basil já foi cantora, dançarina, coreógrafa, atriz e diretora de vídeos. Coreografou o filme American Grafitti e atuou em Easy Rider, entre outros, além de já ter trabalhado com Jennifer Lopez.

· George Benson – Guitarrista de jazz e blues, nasceu em 1943 em Pittsburgh, Estados Unidos. Começou a tocar com idade de 8 anos. Profissionalmente começou a tocar com o trio de Jack McDuff em 1963. Fez muito sucesso misturando pop e jazz no início dos anos 80.

· Boney M – O grupo foi ‘montado’ na Alemanha, pelo produtor e compositor Frank Farian, que anos depois também ficou conhecido por ser o responsável pelo Far Corporation, em 1986, e Milli Vanilli, em 1988.

· Laura Branigan – Nasceu em Brewster, Nova York, em 1957. Era backing vocal de Leonard Cohen e  chegou a atuar como atriz na série Chips. Faleceu em decorrência de um aneurisma cerebral.

· Brass Construction – Um grupo de 9 membros que começou se chamando Dynamic Soul, em 1968. Randy Muller, nascido na Guiana foi o fundador do grupo e ainda produziu a banda Skyy no início dos anos 80.

· Alicia Bridges – Apesar de ser mais conhecida como nascida em Atlanta, na verdade Alicia Bridges é de Lawndale, Carolina do Norte. Começou como apresentadora de um programa de rádio chamado ‘The Alicia Bridges Show’ aos 12 anos de idade. Além de cantora também escrevia outras canções e fez muito sucesso durante a ‘era disco’.

· BT Express – O Brooklyn Trucking Express foi um dos precursores da onda da discoteca no meio dos anos 70. Michael Jones era o tecladista, que quando se juntou ao grupo tinha apenas 15 anos. Mais tarde começou a gravar sozinho, com o nome de Kashif.

· Buggles – Dueto inglês com Geoff Downes e Trevor Horne, que em 1980 se juntaram ao grupo Yes. No ano seguinte Geoff Downes tornou-se membro da banda Asia.

· Kate Bush – Nasceu em Bexley, Kent, Inglaterra, em 1958. Conseguiu o primeiro contrato profissional com a gravadora EMI com a idade de 16 anos, muito incomum naquela época.

· Captain & Tenille – Daryl ‘The Captain’ e sua mulher, Toni Tennille, ambos americanos, formaram um duo de sucesso nos anos 70 e tiveram um programa de tevê entre 1976 e 1977. O apelido The Captain foi dado por Mike Love, cantor do The Beach Boys.

· Irene Cara – Cantora, atriz, dançarina e pianista, nasceu em 1958 em Nova York. A estréia profissional aconteceu quando ela tinha apenas 7 anos. Seu trabalho mais reconhecido é o filme Fame.

· Kim Carnes – Cantora de Los Angeles que também compunha e tocava piano. Esteve no grupo New Christy Minstrels junto ao marido e compositor Dave Ellingson e Kenny Rogers no fim dos anos 60. Passou a escrever e atuar em comerciais até voltar a uma carreira a solo.

· Change – Grupo de relativo sucesso na época disco, na verdade era um grupo ‘de estúdio’ euro-americano formado pelo produtor italiano Jacques Fred Petrus. Teve a participação de Luther Vandross em seus discos iniciais.

· Cheri – Dueto formado pelas duas canadenses Rosalind Milligan Hunt e Lyn Cullerier. Rosalind é filha da cantora Geraldine Hunt. Fez apenas um grande hit em 1982.

· Chic – Grupo ‘disco’ formado em Nova York pelos produtores Bernard Edwards e Nile Rodgers, que tocavam baixo e guitarra, respectivamente. A bateria estava por conta de Tony Thompson e tinha Norma Jean Wright e Luci Martin nos vocais.

· Con Funk Shun – Grupo formado inicialmente como Project Soul em 1968 pelos colegas de colégio Mike Cooper e Louis McCall. Quando mudaram para Memphis em 1972 o nome do grupo foi trocado para Com Funk Shun.

· Christopher Cross – Nasceu com o nome de Christopher Geppert em 1951, no Texas, Estados Unidos. Formou o primeiro grupo em 1973, com Rob Meurer, Andy Salmon e Tommy Taylor. Em 1980 ganhou um Grammy por Melhor Revelação.

· Culture Club – Formado em Londres, em 1981, o grupo era constituído por George O’Dowd (mais conhecido por Boy George), Roy Hay, Michael Craig e Jon Moss. Apesar de Boy George ter partido em carreira solo o grupo voltou a se reunir mais de 10 anos depois. Hoje, Boy George é DJ.

· Dr. Buzzard’s Original “Savannah” Band – Com o estilo de banda dos anos 30 era formado pelos irmãos Stony e Thomas August Darnell Browder e pela vocalista Cory Daye. August Darnell partiu em 1980 para fundar o Kid Creole & The Coconuts.

· Doobie Brothers – Banda com mistura de rock e rhythm & blues, que apesar do nome, não tinha qualquer parentesco entre os membros do grupo. O componente que ficou mais conhecido depois de deixar a formação foi Michael McDonald.

· Carl Douglas – Nascido em Jamaica, Índias Ocidentais e criado na Califórnia, chegou a estudar engenharia nos Estados Unidos e Inglaterra, mas foi na música que teve reconhecimento.

· Robbie Dupree – Cantor e compositor. Nasceu no Brooklyn, Nova York, Estados Unidos, em 1947. Lançou seu primeiro disco em 1980 e teve relativo sucesso com a faixa STEAL AWAY, cujos acordes e os arranjos são muito semelhantes aos da canção WHAT A FOOL BELIEVES dos Doobie Brothers.

· Sheena Easton – Cantora e atriz de Glasgow, Escócia, nascida em 1959. O seu sobrenome verdadeiro é Orr. Apareceu em cinco episódios da série Miami Vice, como a mulher do personagem Sonny Crockett. Em 1981 ganhou um Grammy de Melhor Revelação.

· Electric Light Orchestra – Montada em 1971 na Inglaterra por Roy Wood, Bev Bevans e Jeff Lynne, teve a sua primeira baixa logo após o primeiro disco, quando Wood deixou o grupo e tornou Jeff Lynne o líder. Outras mudanças aconteceram até o fim, nos anos 80.

· Yvonne Elliman – Nascida em Honolulu, a capital hawaiana, desempenhou o papel de Maria Madalena no disco e filme Jesus Christ Superstar. Também participou da turnê de Eric Clapton de 1974 e na trilha sonora do filme Saturday Night Fever.

· Falco – Nome artístico de Johann Holzel, que nasceu na Áustria em 1957 e faleceu num acidente automobilístico nos anos 90.

· First Choice – Trio feminino da Filadélfia, que no início era conhecido por The Debronettes. Membros: Rochelle Fleming, Annette Guest e Joyce Jones.

· Exposé – Foi quem iniciou o Miami-beat como uma referência ao som dançante do fim da época da discoteca. O grupo foi ‘montado’ pelo produtor Lewis Martinee e a primeira formação tinha Ann Curless, Jeanette Jurado e Gioia Bruno, que apesar de ser italiana, cresceu em Nova York.

· Gap Band – Os irmãos Charles, Ronnie e Robert Wilson construíram o nome do grupo através das iniciais do nome de três ruas (Greenwood, Archer e Pine) de Tulsa, Oklahoma, de onde são naturais.

· Gloria Gaynor – Nascida em Newark, Estados Unidos, começou em 1971 com The Soul Satisfiers, até se tornar uma das rainhas das pistas de dança pouco anos mais tarde, fazendo sombra a Donna Summer.

· Gonzales – Banda de soul e discoteca originária do Reino Unido.

· Eddy Grant – Edmond Montague Grant é da Guiana, mudou para Londres (onde formou o grupo The Equals) e finalmente acampou em Barbados, onde gravou os seus dois maiores sucessos dos anos 80.

· Hall & oates – Foram colegas de universidade e começaram o dueto como profissionais em 1971. No fim dos anos 80 ultrapassaram os Everly Brothers na tabela de números 1 como duo. Tanto Daryl Hall, quanto John Oates, gravaram discos solo.

· Thelma Houston – Cantora e atriz nascida no Mississipi, Estados Unidos, e que fez grande sucesso na época das discotecas.

· Human League – Grupo de música eletrônica formado em 1977 na Inglaterra. Ficou mais conhecido nos anos 80, com a seguinte formação: Philip Oakey, cantor e instrumentista, Joanne Catherall e Susanne Sulley, vocais.

· Michael Jackson – Sétimo filho de uma família de 9 – quase todos músicos. Era o vocalista do grupo The Jackson 5, com outros irmãos (mais tarde conhecido apenas por The Jacksons). Teve o álbum Thriller, com vendas superiores a 40 milhões de cópias, com o mais vendido em todos os tempos.

· Rick James – Cantor, compositor e guitarrista falecido. Também produziu outros nomes como Teena Marie, Mary Jane Girls e Eddie Murphy (o ator).

· Kajagoogoo – Grupo inglês que tinha Limahl (Chris Hamill) na liderança do quinteto até o fim do ano de 1983. Limahl na verdade é um anagrama com o sobrenome Hamill.

· Chaka Khan – O nome artístico de Yvette Marie Stevens, nascida em 1953 nos Estados Unidos. Era vocalista do Rufus em 1972 e fez grande sucesso com o grupo.

· Evelyn “Champagne” King – Americana nascida em Nova York. Mudou-se para Filadélfia em 1970, com dez anos de idade. Trabalhava como doméstica, fazendo faxina no Sigma Studios quando foi descoberta e teve a oportunidade de gravar.

· Kraftwerk – Formado em 1970 em Dusseldorf, Alemanha, a banda de Ralf Hutter e Florian Scheneider fazia um som eletrônico, com sintetizadores. Kraftwerk, em alemão, quer dizer estação de força (energia).

· Huey Lewis – Nasceu com o nome de Hugh Cregg, Terceiro, em 1950, em Nova York. Começou sua carreira num grupo de rock chamado Clover, no fim dos anos 70, até formar o seu próprio grupo, Huey Lewis & The News, em 1980. É irmão do cantor Bruce Hornsby.

· Lipps, Inc. – Projeto de música funk do produtor, compositor e multinstrumentista Steven Greenberg. Os vocais estavam por conta da então Miss Negra Minnesota de 1976, Cynthia Johnson.

· Cheryl Lynn – Nasceu em 1957 em Los Angeles, Estados Unidos, e foi descoberta através de um programa de tevê chamado “The Gong Show”, para calouros.

· Madonna – Madonna Louise Ciccone nasceu em 1958 em Michigan, Estados Unidos. Foi para Nova York no fim dos anos 70 e começou como dançarina em shows itinerantes. Participou de vários filmes.

· McFadden & Whitehead – Grupo formado por Gene McFadden e John Whitehead, da Filadélfia. Escreveram inúmeras músicas para diversos cantores e foram um dos criadores do gênero TSOP (The Sound of Philadelphia), nos anos 70.

· Stephanie Mills – Americana do Brooklyn, nasceu em 1957. Com apenas 10 anos apresentou-se no famoso Apollo Theater por 4 semanas na companhia dos Isley Brothers.

· Odyssey – Trio de música disco e soul de Nova York. Os integrantes do grupo eram o filipino Tony Reynolds e as irmãs Lillian e Louise Lopez, das Ilhas Virgens.

· Ray Parker Jr. – Nasceu em 1954 em Detroit, Estados Unidos e era um requisitado guitarrista de estúdio na Califórnia. Trabalhou com Stevie Wonder, Barry White e outros, até formar a própria banda, Raydio, em 1977.

· Pointer Sisters – Grupo soul formado em Oakland, Estados Unidos, em 1971, pelas irmãs Ruth, Anita, Bonnie e June. Os pais eram pastores evangélicos.

· Diana Ross – Nasceu com o nome de Diana Earle, em 1944. Gravou pela primeira vez em 1960, quando fazia parte do grupo The Primettes. Foi vocalista das  Supremes de 1961 a 1969. Chegou a receber uma nomeação para o Oscar em 1972 pelo filme Lady Sings The Blues.

· Rose Royce – Grupo de 8 membros formado em Los Angeles no ano de 1976.

· Santa Esmeralda – Projeto de estúdio para um grupo ‘disco’ com sabor espanhol, produzido por Nicolas Skorsky e Jean-Manuel de Scarano. O vocalista era Leroy Gomez.

· Sister Sledge – As irmãs Debra, Joan, Kim e Kathie são da parte norte da Filadélfia e a primeira gravação aconteceu em 1971. Trabalharam como vocalistas de outros grupos até o fim dos anos 70, quando passaram a estrelas da época da disco.

· Soft Cell – Formado por Marc Almod e David Ball, era um duo britânico de música eletrônica, até Almond partir em carreira solo no fim de 1988.

· Candi Staton – Cantora americana que iniciou sua carreira ainda criança (aos 10 anos) no Jewel Gospel Trio. Partiu para uma carreira solo em 1968.

· Tom Tom Club – Projeto de estúdio formado por Chris Frantz e sua mulher Tina Weymouth, que na verdade eram de um outro grupo (Talking Heads). Produziram vários trabalhos para Ziggy Marley & The Melody Makers.

· Luther Vandross – Nascido em 1951, em Nova York. Cantor, produtor e compositor. Era a voz nos primeiros álbuns do grupo Change. Faleceu em 2006.

· Anita ward – Cantora de disco e rhythm & blues. Nasceu em Memphis, Estados Unidos, em 1957. Começou a cantar em um quarteto feminino de colegas de colégio.

· Yarbrough & Peoples – Dueto formado por Calvin Yarbrough e Alisa Peoples. Foram descobertos pelos membros da Gap Band.

· John Paul Young – Escocês, de Glasgow, nasceu em 1953 e cresceu na Austrália. Cantor pop, compositor e pianista que fez grande sucesso com a música LOVE IS IN THE AIR.

· Village People – Grupo de Nova York formado pelo produtor francês Jacques Morali e que tinha como membros Victor Willis, Randy Jones, David Hodo, Felipe Rose, Glenn Hughes and Alexander Briley. O vocalista Willis foi substituído por Ray Simpson (irmão de Valerie, do Ashford & Simpson) em 1979. O grupo apareceu no filme Can’t Stop The Music, em 1980.

Publicado originalmente 05 de fevereiro de 2007.

4 comentários sobre “RE-POSTAGEM: Algumas pequenas curiosidades de grandes nomes do POP e da DISCO…

  1. A Boa atuação deste blog e muito importante para nos DJ´s, pois contem muitas informações de grandes artistas que fizeram a nossa historia, aproveitando tambem para perguntar a todos os amigos, onde eu poderia baixar os albuns do CHIC de Bernard Edwards e Nile Rogers, albuns estes de 1982, 1983, muito agradeceria a quem possa me passar esta informação,, Obrigado

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s