A musicalidade da SOS Band foi muito característica e influenciou demais o R&B do início dos anos 80… Uma virada de bateria deliciosa e os teclados e guitarras numa harmonia perfeita… Pronto! Estava pronto o clima pra’s deliciosas festinhas…

A banda vendeu mais de dois milhões de discos de seu single de estréia TAKE YOUR TIME (DO IT RIGHT) no final dos anos 70, antes de se tornar uma das melhores bandas de música negra que os Estados Unidos já produziram…

A SOS Band foi originalmente formada em 1977. O tecladista e vocalista Jason Bryant, os saxofonistas Billy Ellis e Willie Killebrew, o guitarrista Geno Speight, o baixista John Simpson, o baterista James Earl Jones III e a maravilhosa vocalista Mary Davis formaram inicialmente um grupo chamado Santa Monica que tocava bastante na região de Atlanta, num clube noturno chamado Regal Room.

O empresário da banda, chamado Bunny Jackson-Ransom (que mais tarde cuidaria também da divulgação do grupo Cameo) enviou uma fita demo para a gravadora Tabu Records. O staff da gravadora, depois de ouvir a banda, sugeriu que os mesmos trabalhassem com um  produtor chamado Sigidi Adullah.

Adullah demonstrou curiosidade em saber por que uma banda de Atlanta se chamava Santa Monica. O tecladista Jason Bryant justificou que a banda tinha feito uma apresentação muito boa em Santa Monica e por isso resolveu adotar este nome. Com esta justificativa, Adullah sugeriu que o nome da banda fosse mudado para SOS Band, onde SOS vinha da expressão “Sounds Of Sucess”, ou seja, “sons de sucesso”…

Com este novo rótulo, Adullah co-escreveu e produziu o primeiro single da banda (TAKE YOUR TIME), juntamente com Harold Clayton. A música foi multiplatinada e permaneceu por cinco semanas no primeiro posto da parada de Rhythm & Blues da revista Billboard.

O LP de estréia da banda foi disco de ouro, vendendo 800.000 cópias, e permanecendo no segundo posto da parada de música negra por quatro semanas.

O segundo disco (TOO) chegou ao número 30 na parada de R&B.

O terceiro lançamento (SOS III) foi em 1981 e a banda já trabalhava com os produtores Leon Sylvers III, Jimmy Jam e Terry Lewis. Neste disco, HIGH HOPES, o primeiro single, alcançou a posição de número 25 na parada da Bilboard, e o disco chegou ao posto de número 27 na relação dos álbuns mais vendidos.

A produção de Jam e Lewis ficou marcada, também, pela popularização do uso da bateria Roland TR-808. E com ela vieram os grandes sucessos TELL ME IF YOU STILL CARE (1983), JUST THE WAY YOU LIKE IT (1984), SANDS OF TIME e THE FINEST (1986)…

Em 1987, a vocalista Mary Davis deixou a SOS Band para assumir sua carreira solo. A banda ainda gravou mais dois discos (DIAMONDS IN THE RAW, que ainda chegou ao número 43 em 1989, e ONE OF MANY NIGHTS), mas sem o folego dos anteriores…

Em agosto de 1994, Mary Davis se reuniu com Abdul Ra’oof e Jason Bryant, formando uma banda com o mesmo estilo das produções da SOS Band. A banda se chamava United We Funk e fez algumas apresentações, tendo inclusive um de seus shows veiculados pelo canal HBO… Mas, nada que tivesse a magia daquelas maravilhosas combinações de acordes do início da década de 80!

Clique no link abaixo e faça o download de um medley com doze minutos e quarenta e cinco segundos da SOS Band pra curtir! I hope you enjoy…

THE SOS BAND MEGAMIX

Postado originalmente em 17 de janeiro de 2007 (uma das primeiras postagens do Blog do Ed!)

Um comentário sobre “RE-POSTAGEM: A SOS Band continua nas areias do tempo…

  1. Esta banda SOS BAND,sao nota 1000000!!! Sucessos um atras do outro e que bom pois parabenizo a tds,que gostam desta banda MARRAVILHOSA!!!! Amo as tds,musicas em especial TELL ME IF YOU STILL CARE!!!!!!! PARABENS!!!!!!!! A esta banda SOS BAND!!!!! Saude,ucesso,empre!!!!!!!! P/tds,os integrantes deste grande e inesquecivel banda!!!!!!! Ale.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s