flag.jpg 

O ano tá quase indo… Parece que a gente fica mais lento nessa época… É gostoso pois podemos refletir muito sobre como foram as coisas em 2007.

Dezembro é um mês muito nostálgico… E nessa segunda-feira, já com as baterias meio descarregadas (esperando o Natal e o Ano Novo) pensei que seria bom curtir qause 31 minutinhos de grandes baladas nacionais…

Abrindo, 14 Bis e a divinamente suave TODO AZUL DO MAR… Essa é uma das melhores composições dos anos 80 e que sobreviveu com folga ao mar de canções descartáveis que assolam as rádios desde 1984. Os vocais de Flávio Venturini são inconfundíveis… O arranjo é de uma suavidade apaixonante… A letra (de Flávio e Ronaldo Bastos) tem trechos lindíssimos… Enfim, tudo parece fazer parte de um complô pra nos fazer lembrar de toda a mágica daqueles dias azuis da cor do mar…

Seguindo, o cearense Don Beto e a setentista PENSANDO NELA… Fez parte do primeiro disco de Don, lançado em 1978 pela Som Livre. PENSANDO NELA é muito gostosa e tem uma pitada do soul nacional, feito com muita propriedade nos anos 70. Edmon regravou PENSANDO NELA em seu disco de 1999.

A terceira é uma pedra rara… Ritchie e uma versão de TRANSAS gravada num ensaio pra um de seus shows em 2005. Muito semelhante à versão original, porém com um arranjo mais seco e, ao mesmo tempo, mais bonito. Tocou muito e fez a alegria de muito marmanjo ao poder dançar coladinho com sua paquera… E eu fui um desses!

A quarta faixa desse set traz Sérgio Sá e a intimista FORA DE PRUMO… Eu adoro essa música desde quando foi lançada. Sérgio Sá iniciou a sua carreira cantando baladas de rock em inglês, no início da década de 1970. Nessa época, adotou o nome artístico de Paul Brian chegando a lançar akguns compactos pela gravadora Top Tape em 73. Logo depois, assumiria os teclados do grupo de rock paulistano Joelho de Porco, permanecendo nele até 1976, quando lançou sua carreira solo. Como compositor teve músicas gravadas por outros intérpretes. FORA DE PRUMO é muito suave e fala de uma intimidade muito particular de cada um de nós… Tem cara e gosto dos anos 80… E consegue trazer a saudade boa daquela época.

Depois temos Pepeu Gomes e a deliciosa MIL E UMA NOITES DE AMOR… O início dessa música, com a viola crescente de Pepeu, amancebou muitos corações em 1985. Um ótimo exemplo de pop pegajoso e consistente… Aliás, Pepeu Gomes é um instrumentista de primeira que gravou muita coisa pop, mas que tinha uma qualidade acima da média. Essa é uma de suas melhores baladas e que parece ter ficado perdida no tempo… Então, por quê não resgatá-la nessa segunda-feira?

A sexta traz Rádio Táxi numa canção de seu primeiro disco, lançado em 1982, e que a agulha de meu toda-discos não furou por milagre. Era um disco mágico dessa banda que foi apadrinhada musicalmente por Rita Lee. Aqui uma faixa linda e que só tocou lá em casa… ABELHA RAINHA é romântica e doce, com uma guitarrinha deliciosa abrindo a faixa… Essa é pessoal já faz uns 25 anos… Ainda toca com o mesmo sabor… E consegue nos levar àquela ingenuidade que tanto nos apaixonava… Os vocais de Willie eram marcantes pra toda aquela geração…

A penúltima é mais um tesouro… Tim Maia e a Banda Black Rio numa balada linda de 1977… REENCONTRO é negra e tem muito suíngue… Adoro o arranjo e os arranjos vocais de Tim e dos backing vocals… A subida dessa canção tem muito do vinho que eram as músicas românticas dos anos 70…

Fechando uma de minhas canções nacionais favoritas de todos os tempos… Cinema À Dois tinha Fábio Fonseca como mentor e tem em seu repertório a perfeita NÃO ME ILUDA. Essa certamente é uma das melodias pop que mais me afetou em rádio. Adoro o arranjo e a letra… Estamos fechando esse especial em 1984… Com uma música marcante e muito positiva…

Pra relaxar com música boa, e voltar um pouquinho no tempo pra achar aquelas emoções que pareciam perdidas… Mas, o que é bom volta… SEMPRE!

BALADAS NACIONAIS… AGAIN!

Postado originalmente em 17 de dezembro e 2007.

Um comentário sobre “RE-POSTAGEM: Não sei a de vocês, mas minha segunda-feira tá mansinha, mansinha… Com clima ameno pra gente curtir uma sequência de baladas clássicas do Brasil!

  1. Grande Ed, tudo bem kra, espero que sim , pois é ando meio sumido , pois estou desempregado desde o mes de Dezembro de 2006 , estou meio desanimado mesmo . Bom no mais tenho curtido seus set´s , mas deixo uma sugestão , manda em 128kbps , pois agora alem o espaço estar em 5 gigas , também você pode subir os arquivos em até 100 megas . Etnão fica aí a sugestão , claro se você quiser acatar, pois muitas pessoas acham que no mínimo a qualidade deve girar em torno de 128kbps, eu particularmente uso 160kbps, que é o melhor .
    Valeu , desculpe se falei de mais .
    Abraços ,
    Reinaldo Lima

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s