O New Wave é um estilo musical que assimila bem toda a irreverência e energia do rock, e teve seu início nos anos 70, mas foi revigorado em 1982 – e é desta safra que estou falando, apesar de gostar da anterior. Música pop, refrões pegajosos, muita guitarra e teclados sintetizados fizeram do New Wave uma delícia oitentista que me traz ótimas recordações.

Trata-se de um estilo divertido e, por vezes, contestador, mas que fez muita gente balançar nas danceterias da metade dos anos 80. Foi uma fase qe durou até o início de 1985, quando os video-clips adquiriram um formato bem mais profissional. Apesar de seu “fim”, digamos, o New Wave ainda influencia muitos grupos atuais e ainda funciona bem em pistas de dança pelo mundo inteiro.

Vamos curtir então um triplex com três ótimas canções dessa segunda onda do New Wave…

Abrindo, a melhor canção dos Pretenders: MIDDLE OF THE ROAD! Essa canção foi lançada como single em 1983 e bateu a décima nona posição na parada da Billboard. Trata-se de uma canção autobiográfica, onde Chrissie Hynde opina sobre a diferença entre riqueza e pobreza e sobre as mudanças da meia-idade. O final da faixa tem a própria Chrissie fazendo um belo solo de gaita. Tem também a alucinante abertura com uma virada de bateria incrível, como só os anos de ouro poderiam ter…

Seguindo, uma que curti muito. TURNING JAPANESE, com The Vapors – uma banda inglesa que existiu entre 1979 e 1981. TURNING JAPANESE foi lançada em 1980 e alcançou a terceira posição na Inglaterra e a trigésima sexta na Billboard. À época, se supunha que a letra fazia referências à masturbação, mas o autor, David Fenton, negou em uma entrevista ao VH1. Aqui neste triplex a versão do hot tracks para a música, e seu refrão pegajoso, trazem de volta todo o clima da época de seu lançamento.

Fechando, uma clássica, na sua versão 12 polegadas alucinante. Sempre curti muito The Cure e seu vocalista Robert Smith, que fizeram muito pra musicalidade da metade dos anos 80 melhorar. IN BETWEEN DAYS é maravilhosa e sua bateria uma das que, vez por outra, mais surgem em minha mente. A canção foi a primeira da banda a entrar no Hot 100 da Billboard em 1985 e fez muito sucesso no Brasil, sendo tema da abertura do programa musical Clip-Clip da Rede Globo. O baixo e a guitarra solo desta pérola oitentista são marcantes demais. Ainda lembro do furor que essa música causava ao ser tocada em nossas festinhas, quando era hora de tomar mais uma coca-cola.

Vamos viajar de novo no tempo pra dançar ao som dessas três preciosidades? So, click and enjoy!

TRIPLEX DE NEW WAVE

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s