mais.JPG

A música no Brasil sempre foi despojada. A fase do chamado B-Rock tem os maiores exemplos de rock ‘n roll básico com muito bom humor. Era uma curtição ter tantas canções muito positivas e bastante divertidas. Vamos destilar um set de pouco mais de 32 minutinhos com ótimos exemplos dessas preciosidades do riso.

Destampando, uma raridade do Magazine que passei mais de 20 anos pra resgatar… TÔ SABENDO é deliciosa com sua letra poética e kilométrica… É um grande exemplo de rock e poesia… Curti muito essa em 1983 na Transamérica FM.

Depois temos a banda do desbunde… A Blitz era uma febre que somente quem viveu aquela fase entende. Os discos da banda tinham sons de grandíssimo astral com aqueles vocais marcantes e suas letras irreverentes… CHARME DE ARTISTA é do ótimo segundo álbum que tem muitas canções que eu adorava… Esse disco foi uma prova de que agulha em vinil nunca fura! Ainda estamos em 1983…

Outro grande  representante das canções do riso é Léo Jaime… Seu primeiro disco é um registro e tanto… Divertidíssimo! Os demais também… Aqui incluída uma do seu excelente disco Sessão da Tarde, que é considerado o disco mais jovem guarda fora da época da jovem guarda… ABAIXO A DEPRESSÃO foi um hino nas meus fins-de-tarde na praia do Trapiche, em Maceió, com minha ‘primaiada’ toda… A ingenuidade saudável e a curtição imperavam… Era gostoso demais poder estar vivenciando toda aquela transformação e abertura… E o melhor é ainda podermos lembrar dessas sensações através da música…

A quarta é uma das que mais gostava… João Penca e Seus Miquinhos Amestrados são campeões em fazer coisas divertidas… Não somente pra eles, mas também pra gente como Léo Jaime e Eduardo Dusek… De toda a safra ‘pencaniana’, certamente COMO O MACACO GOSTA DE BANANA é a melhor!

E por falar nele, Eduardo Dusek e seu ROCK DA CACHORRA… Uma letra inteligente e crítica, mas que, acima de tudo, prima pelo humor… Eu adorava! Troque seu cachorro por uma criança pobre…

Aí vem Neuzinha Brizola, que fez coisas ótimas, e seu INTERURBANO A COBRAR. A forma como ela interpreta a segunda parte da música é muito teatral e faz a gente incorporar toda a aflição da protagonista… É pré-histórico ouvir expressões como ‘até o orelhão resolveu a minha ficha engolir’… Lembram que colecionavam-se fichas telefônicas de estados diferentes? Quá! Quá! Quá! Quá!

Na sétima trilha deste set temos ninguém menos que Paralamas do Sucesso com a maravilhosa FOI O MORDOMO, de 1983… Letra non-sense e uma melodia com umas guitarrinhas marcantes… Meus queridíssimos amigos, quem pôde ouvir rádio com essas coisas é bem mais feliz que quem não pôde… Então, por quê não compartilhar todos esses tesouros?

A penúltima é outra que tocava muito na minha vitrola… É do emblemático disco Saúde de Rita Lee e Roberto de Carvalho, mas não fez sucesso algum. Então, sugiro que vocês prestem atenção na delícia que é FAVORITA… Uma canção no mais marcante estilo de Rita (com direito a sha-la-la-la, tcha-tha-tcha), mas com os vocais de Roberto de Carvalho… Adoro a parte da letra que diz ‘minha favorita do harém’ ou ‘tô com saudade de comer feijão com arroz’… O arranjo é muito bom com teclados suaves e muita diversão fechando… I love you, meu chuchu!

Fechando o baú, a maravilhosa versão de Kid Abelha e Os Abóboras Selvagens pra A FÓRMULA DO AMOR, que fez muito sucesso numa outra com Léo Jaime participando. Além de mais suave, o que faz com que se tenha a impressão de se estar conhecendo a verdadeira intenção de quem compôs a música, mostra um lado da produção do rock nacional até então raro, com uma melodia bem construída e muito suave… Bem diferente da versão que estourou nas rádios…

Vamos decolar umas risadinhas musicais? Clique e divirta-se…

ROCK DIVERTIDO DO BLOG

Postado originalmente em 03 de maio de 2007.

4 comentários sobre “RE-POSTAGEM: O rock divertido do Brasil… Com set pra manter o bom humor!

  1. Cara, não vou resistir.
    Será que você se importaria se eu usasse esse módulo seu numa festa anos 80 que estarei tocando nesse final de semana?
    Tá uma viagem de primeiríssima linha.
    Demais Ed.
    Que gosto o seu bicho.

  2. É isso aí , Ed , só voçê mesmo pra ter idéias como essa , esses sets essas sequências ……
    Não é a toa que voçê vem fazendo sucesso, olha só minha sequência diária de clicks :
    Julinho , Ed , Reinaldol , acho que voçê entendeu ….. , estou chegando aos 2.000 clicks , bem longe de voçê que já alcançou os 10.000 clicks , bom parabéns ,,,, voçê merece …
    Abraços ,
    Reinaldo Lima – Guarulhos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s