mais.JPG

Você começa a semana em que ritmo? Lento? Ágil? Relaxado? Despretencioso? Bom, seja lá qual for, minha sugestão de trilha sonora são as boas canções nacionais… Fáceis de ouvir e de cantar. Eu particularmente curto muito chegar ao trabalho na segunda-feira e largar, de cara, uma sequenciazinha de coisas mais suaves. Música amena ajuda muito a recolocar os ‘ponteiros no relógio’… Enão, preparei uma sequência de baladas deliciosas pra gente tentar começar em alto astral mais uma semana. Viva a segunda-feira… He! He!

E como promessa é dívida, estou abrindo esse set com a versão cordas pra DO YOU HAVE OTHER LOVE? de Ed Motta. Uma pérola pra ouvir sempre que as coisas não estiverem muito boas… Ou quando estiverem muito boas, também! Essa faixa vem como bônus no CD original do cantor… Devo ter conhecido lá por 91 ou 92, um tempinho depois de ter comprado o LP original em 1989… E foi uma grande surpresa redescobrir toda a mágica do arranjo dessa música que adoro demais.

Seguindo vem uma canção com uma letra lindamente boba e uma melodia de fazer a gente se apaixonar de verdade. NENÉM, com Boca Livre, foi lançada em 1981 e tocava muito em rádio… Era incrível sintonizar uma emissora como a Transamérica e ouvir ‘se você quer pode sentar no meu colinho, neném, eu sou santinho, juro pela minha vó’… Ê tempo de coisa boa!

A terceira foi uma música que conhecí numa época em que estava saindo da vida colegial e ingressando na universitária… É uma fase de mudanças e de muitas novidades. Deixamos um pouco a ingenuidade do segundo grau pra trás e comerçamos a encarar a vida com outros olhos. Aí me aparece Cláudio Zoli, em seu primeiro disco solo (e que já ganhou versão em CD – que aconselho ser comprado e degustado), com a perfeita CADA UM, CADA UM. Essa é uma melodia muito melancólica, mas que gosto de ouvir sempre… Estamos em 1987 agora.

Depois vem uma das melhores de Guilherme Arantes e que tocava bastante… Acho que foi tema de alguma novela, mas não estou bem certo. O importante é que PEDACINHOS tem um romantismo também melancólico, mas que traduz bem a necessidade que cada ser humano tem de superar o que já passou… Superar sem esquecer… Aliás, a música nacional tem muita coisa assim… A bossa nova e o próprio rock têm grandes exemplos deste tipo de canção.

A quinta é uma canção de uma dupla que fazia muito sucesso lá pelo início dos anos 80. Kleiton e Kledir são ótimos compositores e trabalhavam os arranjos de suas músicas muito ao estilo da época. PAIXÃO foi lançada em 1983 e tem uma letra detalhista e deliciosamente romântica. O teclado que abre a canção faz muito bem as ouvidos… É uma grande lembrança.

Na sequência vem a voz aveludada de Marina com PÉ NA TÁBUA, uma de minhas preferidas de seu repertório. Adoro os teclados e o acompanhamento de bateria eletrônica… O aranjo vocal aproveita muito bem a suavidade da voz de Marina. Essa eu curtia muito em rádio e escuto bastante ainda hoje.

Aí vem a melhor letra dos Paralamas do Sucesso, e um dos melhores arranjos da banda. QUASE UM SEGUNDO foi muito influente para ampliar os horizontes do grupo e dar mais consistência às baladas produzidas pelo rock nacional. A letra tem grandes momentos e a melodia simples, mas incrivelmente bem arranjada, faz qualquer mortal viajar no tempo.

Fechando mais esse set, resolvi subir um pouco o clima, mas mantendo a classe do melhor das baladas nacionais. O MPB-4 é um grupo ímpar e que, volta e meia, resolve fazer incursões muito boas pelo universo do pop sofisticado. A letra de LABIRINTO, de 1982, é maravilhosa e abre dizendo ‘quero a sua mão no meu cabelo que é pra desembaraçar meu pensamento’… Parece impossível acreditar que havia um tempo onde músicas assim faziam sucesso, tocavam em rádio e faziam os discos venderem. Demais! E eu viví essa época… Que sorte!

Então, pra celebrar mais uma vez a felicidade de podermos ter lembranças maravilhosas, basta clicar abaixo pra decolar em mais uma sequência de pouco mais de 30 minutinhos com todas essas canções.

QUIET NACIONAL SET II

Postado originalmente em 26 de fevereiro de 2007

5 comentários sobre “RE-POSTAGEM: Uma semana começa bem com coisas do Brasil… Então, vamos abrir a pista novamente pras baladas nacionais!

  1. Assim não da , pode parar, só coisa boa , e os comentários das músicas , simplesmente d+ , meu amigo além as músicas os comentários são muito bem escritos, e nos faz viajar , voçê é o cara como dizem por aí .
    Nota 10 pra voçê brother , e como diria o Grande Mestre Julinho Mazzei , segura aí que vem muito mais …….

    Abraços , grande conhecedor de música Ed.

    Reinaldo Lima

  2. Ed, seu gosto pra flash-back é de fazer inveja, no melhor sentido.
    Kleiton e Kledir são meus conterrâneos e nem aqui em POA ouvia Paixão. Valeu pela grande lembrança.
    Seu blog é uma das melhores formas da gente viajar no tempo.
    Parabéns.

  3. MPB4 é um dos maiores grupos de música no Brasil!
    Tenho absolutamente tudo deles e ver que ainda existem outras pessoas que curtem seu lado mais pop é muito gostoso.
    Adorei essa sequência, mais ainda o final.

Deixe uma resposta

