heart.jpg 

Antigamente (parece que faz muito tempo!), havia um programa noturno na rádio Manchete FM de Salvador chamado Manchete Night Fly… Tocava muita música black americana e muita coisa classuda de música romântica…

Hoje eu fiquei imaginando: e se o Manchete Night Fly tocasse música nacional, quais seriam?

Aí, gravei uma sequência de grandes baladas nacionais que eu curto… A cada música que colocava, ficava pensando que estivesse sendo tocada no programa. Era como se fosse o ‘teste pra qualidade’…

Abrindo tem a clássica COLEÇÃO com Cassiano. Ainda acho incrível pensar que essa música é de 1976! Tenho a sensação de ser algo novo, num estilo de música que ainda toca em rádio… Triste ilusão!

Na cola vem uma das melhores baladas de Lulu Santos… Pra mim, a melhor! Sempre ouço muito essa música que é do segundo disco do cantor. ESSE BRILHO EM TEU OLHAR tem uma guitarra maravilhosamente tocada por Lulu… Ainda ouvi essa canção na Rede L&C, que retransmitia a Transamérica FM em 1983… E o tempo só faz essa música melhorar!

Seguindo, temos uma música que fala de Deus! Sim… Ele mesmo! O Cara que faz gente como a gente estar se encontrando nesse Blog! Desde que ouvi A Cor do Som (um dos melhores grupos instrumentais que já conheci) cantando MENINO-DEUS, em 1982-83, sempre tive a certeza de como é bom que exista uma força como a de Deus pra mover a gente… E todo dia é dia do Menino-Deus!

A quarta faixa da sequência é uma das grandes pérolas do primeiro disco de Ed Motta. DO YOU HAVE OTHER LOVE é divina e a melhor música de Ed. A simplicidade da letra e da melodia, com uma levada bem quiet storm, são encantadoras! É uma canção que traz um sentimento de amor suave como ele deve ser… Essa é um presente! Na minha próxima sequência nacional vou abrir com a ‘versão cordas’ dessa música! Vai servir pra entender mais ainda o quanto ela é forte!

Depois temos uma baladinha deliciosa, com todo o gosto dos anos 80! Sempre Livre com ESSE SEU JEITO SEXY DE SER tocava muito nas noites daquela década… Letra ingênua e melodia que cresce… O pop com qualidade!

A sexta da sequência é uma canção das mais lindas com Ney Matogrosso: JEITO DE AMAR. Uma melodia bem suave e uma letra que eu adoro! Estamos agora em 1983… E essa tocava muito em rádio!

Aí eu pus uma música maravilhosa! Uma letra boba, mas uma melodia e um refrão inesquecíveis… Uuuhhh, uuuhhh, uuuuhhhhh, uuuhhh, uuhh! Nova Embalagem com BICHINHO COLORIDO, numa versão que eu ampliei pra curtir ainda mais! Essa merece um Oscar de tão boa e pegajosa!

A oitava é uma música de Rita Lee e Roberto de Carvalho cantada por Rádio Táxi… COISAS DE CASAL tem uma letra que devia ser lei pra todos os casais… Chorar de rir,  brincar de brigar, juras de amor, esquentar no frio, refrescar no calor… Se prestarmos atenção, dá pra perceber a participação de Rita nos vocais… Essa é uma grande clássica pra mim… Pra se ouvir com um bom vinho!

Fechando essa sequência de quase 38 minutinhos, uma outra pérola escondida! João Marcello Bôscoli (que tem linhagem!) com os vocais de Cláudio Zoli… SEJA MELHOR é do primeiro disco de João, lançado em 1996. Um discaço que tem a participação de Zoli, Simoninha, Pedro Mariano, e muita gente do primeiro time da nova música brasileira. Essa tem um arranjo que pede alguém pra dançar!

A música nacional tem tanta coisa boa pra tocar… Todas essas músicas merecem ser compradas, presenteadas, tocadas… São grandes tesouros que alimentam muitas paixões! Então, por quê não continuar tocando e fazendo coisas assim?

No passado, até o comercial era bom… Até o descartável durava… E as rádios entoavam tudo isso!

Mas, importante é que ainda temos sorte de ter sensibilidade pra ouvir e viajar nessas preciosidades… É só clicar e baixar… Sem esquecer do vinho, é claro!

QUIET NACIONAL SET

Postado originalmente em fevereiro de 2007.

9 comentários sobre “REPOSTAGEM: Abrindo a pista com grandes baladas nacionais (com sequência pra baixar)…

  1. Meu amigo,
    Como diz o Banana: ” O que que é isso?”.
    Rapaz a muito tempo nao ouço essas musicas, e nao façlo de uma somente, me referi a todos sem excessao.
    Descobri o seu blog nem sei como, acredito que deva ter sido no orkut e um link chama outro e de repente cai aqui e amei tudo.
    Começando por seus pensamentos, mas nao bebo cereveja, ai viajei no campo com os programas..velhos tempos, yeah yeah!!!!

    Fique com Deus e continue….

  2. Olá ed tudo beleza, cara demais o seu blog, gostei muito. adorei também o arquivo do Rádio flight, nossa demais. Olha só eu to querendo fazer um fã clube do Julinho Mazzei. Fazer uma homenagem com arquivos, fotos dele, fazer um espaço pra gente que curtimos muito esse cara. Acabei de fazer uma página lá no WordPress, quero que você depois me ajude a colocar uns arquivos por lá, o Fã clube é nosso conto com sua ajuda. Abraço…

  3. Tá fazendo escola em Ed, é isso aí , baixei e ouvi seu set nacional , como sempre o bom gosto esta sempre presente , parabéns , e que venha mais preciosidades desta época tão gostosa que foi os 80 e 90 , abraços , e muito sucesso .
    Reinaldo Lima

  4. Manchete Nigth Fly,..grandes epocas,que não voltam + a radio manchete fez historia e deixou muita saudade nas noites de salvador.

    Abraços

  5. Pó vou baixar essas perólas, puts, é muito bom saber que não sou só eu que estou numa eterna máquina do tempo.
    Hoje quase ao escutamos nada que preste nas rádios, a não ser por algumas escessões como JB FM e Antena 1 Light FM, que tocam clássicos nacionais e internacionais. Fico feliz por ter sem querer encontrado seu Blog, estava pesquisando Matt Bianco e cliquei em seu link para minha felicidade, e que bacana a tua fé, é que ela te conserve, sempre digo aos meus filhos que eles não sabem o que perderam, nascendo na era da ignorância, com musicas de má qualidade e apelativas.
    Enfim fazer o quê? Nada, apenas ensina-los o melhor, e mostrar-lhes o que perderam.

    PAZ.

  6. Grande Ed, sempre nos blindando com seu bom gosto musical!
    Meu amigo, lendo seu comentário, parece que vc me descreveu, tanta é a semelhança de nossos gostos musicais e claro, amante de um bom vinho.
    Quando entro na minha discoteca e começo a ouvir minhas musicas, o tempo passa tão rapido que as vezes vou para a cama as três da manhã, mas contrariado, pois minha vontade é amanhecer ouvindo.
    Lembro-me da extinta Cultura FM aqui de Apucarana, aos sabados tinha um programa chamado Cultura Dancing night, rolava muitas versões remixadas, Cindy Lauper, Quenn, Michael Jackson, Level 42, Lobão, Human League, Léo Jaime, Paralamas e outras tantas da época.
    Eu ficava grudado no saudoso três em um, gravando fitas para depois ouvi-las no carro nas noites que se seguiam, e como eram gostosas aquelas noitadas heim!
    Não tinha a apelação do funk, as letras eram limpas e agradaveis!
    Tinhamos nos bailinhos, umas seleções de disco, outras de lentas, samba e terminava com um forrózinho, mas de verdade, não essa porcaria de hoje.
    De la para cá, perdeu-se muito, acabaram os bailinhos, as paqueras nas avenidas, o som agradavel nos veiculos (hoje o negócio é volume e distorção), só nos resta aquilo que salvamos em nossas mentes e Hds…
    Hoje tenho muitas e muitas musicas, mas poucos, muitos poucos capazes de ouvi-las sem tecerem comentários idiotas.
    Musicas iguais as nossas… nunca mais!
    Abraço.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s