De volta! O tempo não tem sido meu amigo, mas preciso postar mais! Então, aproveitando essa noite de quinta-feira, vamos curtir algumas canções do Brasil num módulo especial com pouco mais de trinta e um minutinhos.

Abrindo, uma raridade deliciosa da Banda Brylho, com os vocais de Cláudio Zoli, e a bucolicamente bahiana SE VOCÊ FOR A SALVADOR. Adoro o swing e a letra dessa pérola nacional. Não lembro de curti-la em rádio, mas tocou muito no meu walkman. A Banda Brylho foi fundada em 1982, na cidade do Rio de Janeiro, e mesclava elementos do Rock, Soul e Reggae. Possuia em sua formação nomes hoje conhecidos do grande público, como Claudio Zoli (vocal, violão, guitarra) e Arnaldo Brandão (voz e baixo).  Em 1983, após fecharem contrato com a WEA, sai do forno o primeiro disco da banda que alcança grande sucesso e inclui SE VOCÊ FOR A SALVADOR.

Seguindo, Gal Costa e interessante e linda GROUPIE. Essa faixa, acreditem, tocou bastante na Rede L&C da Transamérica, lá pelos idos de 1984. É uma faixa com parte cantada e conversas entre Gal e Caetano, Gil, Chico Buarque e Bethânia. GROUPIE, de Beti Niemeyer, é uma música em que Gal insere as suas referências musicais. Muito gostosa…

AGUENTA MÃO, com Lulu Santos, era uma das minhas favoritas quando o disco Tudo Azul foi lançado. O arranjo trouxe um rock diferente e com altíssima dose de pop… Alías, esse disco Tudo Azul foi muito executado. Tocou muito em rádio! E AGUENTA A MÃO era uma das minhas favoritas pra cantar no chuveiro. A letra é bem ao estilo de Lulu.

A quarta é a versão dos donos da música, os Paralamas do Sucesso, pra FUI EU, que também foi gravada pelo Sempre Livre. A versão do Sempre Livre era new wave, ao contrário da versão do Paralamas, bem ao estilo da banda. FUI EU era mais uma daquelas comerciais obrigatórias nas nossas festinhas da época… E era a garantia de pista cheia e diversão.

Coladinha, uma balada do Roupa Nova, que teve seus melhores discos na década de 80… Especialmente os álbuns lançados até 1985, mostram uma banda com uma receita de pop com qualidade, incluindo arranjos modernos e que definiram o padrão daquilo que tocava em rádio. FEITO PRA SONHAR é uma deliciosa melodia que inclui uma história falada de um encontro num barzinho. Paquera gostosa com um fundo musical delicioso. Pra recordar…

Depois, Rádio Táxi e abertura da novela Pão Pão Beijo Beijo. SANDUÍCHE DE CORAÇÃO funcionava bem demais… Outro dia, garimpando, achei a versão instrumental dessa música. Raridade de verdade. A qualidade sonora não está das melhores, mas valeu a espera pra curtir os acordes sem os vocais de William. Demais…

Walter Franco vem na penúltima faixa com a setentista CORAÇÃO TRANQUILO… Deliciosamente boba e que melhora o astral com sua letra simples e bem positiva. Não conhecia? Então, seja apresentado a essa datadíssima pérola! Afinal, tudo é uma questão de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo…

CECY BOM, de 1988, com Rita Lee e Roberto de Carvalho fecham mais esse módulo do blog, com grandíssimo astral… Enjoy!

ALGUMAS COISINHAS DO BRASIL

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s