Parece lugar comum, mas é verdade: Paul McCartney atravessou gerações provando que sempre haverá lugar pras lindas baladas e pra o rock que diverte e lava a alma! Sou um dos melhores exemplos disso… Tenho muito orgulho de ter convivido com seus discos dos anos 70 e 80 e ainda ter tido a sorte de poder resgatar os Beatles! É muita magia pra um simples ser humano que ainda se emociona com as lindas canções românticas desse eterno Beatle! Agora é a vez de Sarinha curtir também… Quero que essa seja uma de minhas heranças!

Neste sábado, anterior ao seu primeiro show em São Paulo, vou listar seu lado romântico numa sequência que me trouxe lágrimas… McCartney me faz pensar em como a vida tem uma porção de amor que serve de combustível pra tudo aquilo que não é muito bom.

Abrindo esse nosso especial, MY LOVE, umas das obras-primas de Paul, e que ele dedica em seus shows à ‘sua gatinda Linda’… A suavidade de MY LOVE é capaz de desarmar qualquer um. Pra mim é um dos hinos de amor da minha geração. A letra é poesia do coração e a melodia tem um teclado que parece tocado em cima de nuvens de algodão… Viram?! McCartney faz minha mente flutuar.

Seguindo outra lindíssima balada… ONLY LOVE REMAINS traz em seu título todo o significado dessa pérola. O crescente da música e a flauta que brinda o refrão me faz voltar à metade da década de 80, quando era deliciosamente ingênuo o amor. Lembro de amizades que estão comigo até hoje e do quanto foi importante toda aquela atmosfera musical. Acho que tivemos as mais perfeitas melodias nas ondas de rádio. Eram canções não só da década de 80, mas de todas as décadas anteriores. Tudo num nonsense apaixonante.

A terceira é outra da metade dos anos 80 e uma das minhas dez mais de todos os tempos… Aliás, desconfio que minhas dez mais de todos os tempos sejam, na verdade, umas duas mil! ONCE UPON A LONG AGO tem um doas arranjos mais incríveis que meus ouvidos tiveram o privilégio de ouvir! O ano foi 1986, mas parece que foi lançada ontem… Pelo menos aqui em casa!

Depois mais uma das puras canções de Paul… SO BAD tem backing vocals perfeitos. Sempre achei que o tempero dessa música fossem os vocais e o maravilhoso estilo vocal que Paul usa nesta pérola! Outra das minhas dez mais de todos os tempos… Não deixem de atentar pra letra. Eu adoro!

Então, eis que entra mais outra clássica… NO MORE LONELY NIGHTS foi o hino da minha geração que acreditou (e acredita) no amor como solução! Um dos meus solos de guitarra favoritos é o dessa canção… Falar o quê mais sobre NO MORE LONELY NIGHTS? Apaixonante… Um vinho!

Na sequência, duas músicas que, em minha opinião, são almas gêmeas. PIPES OF PEACE e TUG OF WAR são de discos distintos, mas trazem o mesmo clima daquele início dos anos 80. Gosto do clima conciliador do arranjo de ambas. PIPES OF PEACE tem backing vocals que ecoam ainda hoje em minha mente. E TUG OF WAR me afetou tanto que cheguei a dublá-la num daqueles eventos escolares de final de ano, com direito a vôo de pombo e tudo mais (rs). Clássicas… Pushing… Pulling!

Nossa penúltima dessa viagem de aquecimento pra grande noite de amanhã: THE LONG AND WINDING ROAD! Aqui na versão lançada em 84 na trilha de Give My Regards To Broad Street, com um solo de sax delicioso e novos vocais do dono da música… O clima é bem fim de noite em algum pub de ponta de bairro… Máquina do tempo sim senhor!

Fechando, YESTERDAY, também na regravação de Paul para a trilha de Give My Regards To Broad Street. Eterna… Doce… Não há como não se emocionar com a beleza dessa canção divina! O gosto é de saudade boa!

Quer sentir o sabor das canções de amor de Paul McCartney? Clique e ouça!

McCARTNEY

2 comentários sobre “Paul McCartney musicou muitas das minhas melhores lembranças com uma melodia mágica que me alimenta ainda hoje!

  1. Once Upon A Long Ago é uma obra-prima! Não só os belissimos arranjos á base de violino casado com guitarra, uma pitada de saxofone e o incrivel piano no grave que “sustenta” a musica do início ao fim…e claro, o coral… recurso aliás que não se ouve mais desde os belos e inesquecíveis anos 70. Uma musica linda e eterna! parabéns.

Deixe uma resposta

