Playlist

Lá pelos idos de 1981-82, havia um programa nas tardes de sabado chamado Playlist… Ia ao ar das 16 às 18 horas pela Transamérica FM. Era uma deliciosa salada pop, que tocava muita música boa da época e trazia um monte de entrevistas com grupso e cantores. Era apresentado por Tavinho Sescci. Era bom demais lavar o carro e curtir o Playlist!

O programa misturava nacionais e internacionais, mas só tocava sucesso… Era contagiante! Graças ao Playlist é que o dia sábado, pra mim, se tornou dia de curtir coisa pop!

E agora, aqui no blog, vamos recriar o clima dos sons que tocavam naquele programa… A partir deste sábado, e sempre postado num sábado, vou trazer módulos de meis horinha e uns quebrados (pra mais ou pra menos), onde vamos reviver a mágica daquela salada musical com as novidades da época.

Nessa primeira meia hora, vamos desembarcar com Men At Work e WHO CAN IT BE NOW, mais uma de suas clássicas… Lembro que essa música tocava mais que sertanejo (eca!) hoje em dia! O solo de sax é uma das maiores referências de pop bem feito.

Depois, EVERY LITTLE THING SHE DOES IT’S MAGIC com o Police e a fórmula que inspirou grupos como Paralamas do Sucesso e Legião Urbana (guitarra, baixo e bateria)… Como é que uma combinação simples dessa consegue animar tanta nostalgia? Deve ser a nossa inspiração!

A terceira é mais uma de minhas favoritas! (KEEP FEELING) FASCINATION, com o Human League, tem um teclado viciante! Adoro os vocais e o arranjo dessa pérola! O refrão era uma festa nos banhos lá de casa… Deliciosa! Esse som é um dos melhores exemplos do que deve ser música pop!

Hum! Segue Herva Doce (que foi um dos grupos entrevistados no programa) e a gostosa PRA VOCÊ ME AMAR. Acho a letra dessa música divertida demais! “Criar um clima pra você me amar’ é uma sacada ótima! O arranjo é muito no estilo de Marcelo Sussekind, e ditou muito a lógica daquilo que o rock nacional fazia à época.

Outro grupo que era fichinha carimbaa no Playlist era o Rádio Táxi. Principalmente o primeiro disco tocou muito. DENTRO DO CORAÇÃO é um clássico… Seu refrão de duplo sentido, fazia a juventude se esbaldar com o jogo de palavras. Era diferente num tempo em que a ingenuidade valia a pena. Gosto demais ds solos de guitarra e dos vocais de William nessa música. Foi uma febre… Tocou em Am, FM, lá em casa, na sua casa…

O Playlist tinha uma peculiaridade… Tocava o pop BOM e o pop MUITO BOM! Não era raro curtir Rádio Táxi e em seguida curtir SOS Band e a belíssima DO IT NOW! E é isso que vamos fazer aqui… Com vocês, The SOS Band e a ‘perfeitamente perfeita’ DO IT NOW! E a locução de Tavinho Sescci anunciando colocava muito locutor no chinelo. Coloca ainda hoje!

Vamos fechar com uma outra clássica… YOURS FOREVER, do Atlantic Starr, tem um gosto que vem desde de 1983. Balada suave e com clima de dose on the rocks! O arranjo tem um clima muito bonito que inspirou, certamente, muita coisa do r&b do início dos anos 90. E ainda me inspira muito ainda hoje!

Nossas viagens de sábado começaram… Quer baixar a primeira? Clique no link abaixo e curta!

PLAYLIST 1

Frase do Post: Deus criou o homem porque adora histórias. (Elie Wiesel)

3 comentários sobre “Playlist… Vamos voltar àquelas viagens de sábado à tarde!

  1. Grande Ed, a quanto tempo não comento em seu blog , rs… , mas não se engane , sempre estou passando por aqui para pegar os presentes ,,, rs .. rs… , e como sempre voce postando grandes musicas e grandes histórias sobre a música , parabéns Ed, e mande mais …. , abraços e tenha um ótimo inicio de semana .

    Reinaldo Lima

  2. Edward,

    Você me fez lembrar de uma época muito boa na minha vida.

    Ao ler seus escritos, foi como se eu estive lendo a minha própria história. E são coisas as quais eu já havia esquecido.

    Muito Obrigado!! Mesmo!! De coração!!!

    Celso

  3. Caro Ed, curti muito esse programa aos sábados, e tenho muitas saudades, pois hoje em dia não se acha um programa desse porte nas rádios, infelizmente. portanto, gostaria de saber se conhece alguem que tenha alguns desses programas gravados em fitas k7, para que possa negociar, pois tenho muito interesse dessas gravações. pelo ao menos umas duas fitas para matar saudade e ter em meu arquivo. você é do Rio? Se for, conheceu o programa que tinha nas noites de sábado na rádio 98 fm “disco nights” apresentado pelo dj Pedrão? era de Disco Music, era bom demais. também gostaria de ter algumas gravações desse programa em fita k7. se souber alguma coisa a me disser, ficaria muito grato, pois já procurei em tudo na internet, e nada! aguardo seu retorno e muito obrigado.

Deixe uma resposta

