agulha

Sempre fui fascinado pelas versões demo… Pra quem não sabe, demo é a versão inicial da canção, e que é levada ao estúdio pra que o produtor tenha a concepção exata da idéia do compositor. Muitas dessas versões soam deliciosamente cruas, além de representarem a gestação de um trabalho.

Neste domingo, vamos trazer três preciosidades raras em suas versões demo… Conselho? Ponha três âmpolas de cevada pra gelar!

Abrindo, a perfeita STEPPIN’ OUT de Joe Jackson… Essa versão demo é muito parecida com a versão comercial. Os vocais de Joe Jackson estão em um outro tom, trazendo um sabor diferente à melodia. Parece que foi ontem, mas essa canção estourou em 1982… Eu ainda consigo lembrar com nitidez fotográfica de quando a ouvi pela primeira vez na Atalaia FM daqui de Aracaju. A magia do arranjo dos teclados continua ainda hoje! A canção bateu o sexto posto na parada da Billboard e deu a Joe Jackson o prêmio Grammy, mas seu maior feito é ter conseguido vencer o tempo e algumas gerações…

A segunda é de dar muita saudade! Posso estar falando uma blasfêmia, mas prefiro essa versão demo à versão original! Imaginem eu estar falando de THE GIRL IS MINE, que saiu no álbum Thriller de Michael Jackson e ainda contava com a especialíssima participação de Paul McCartney… Mas é! Essa versão tem apenas Michael e um arranjo que chega a ser lindamente melancólico! Lindamente melancólico? Existe isso? Deve existir, pois a versão demo de THE GIRL IS MINE é seu melhor exemplo. O arranjo de teclados dessa pérola é imbatível e inspirador. É muito bonito podermos entender a primeira roupagem e comparar com a prensagem comercial que fez sucesso dessa faixa. É como descobrir um pouco da música que brotava da mente genial de Michael Jackson… Quem tem ouvidos e sensibilidade tem muita sorte!

Fechando, A-Ha e a demo de TAKE ON ME! Rara e bastante diferente da original… Quem viveu os anos 80 e não dançou essa música, NÃO VIVEU os anos 80! Clássica, linda e contagiante! O gosto dessa versão também é muito bom… Engraçado, mas sempre achei TAKE ON ME com cara de matinê boa. Então, afaste o móvel da sala que a trilha sonora de pouco mais de dez minutinhos acaba de aportar!

Se a cevada já gelou e o sofá já tá afastado, agora só falta baixar esse triplex pra curtir…

TRIPLEX DE VERSÕES DEMO DO BLOG

Frase do Post: We are young but getting old before our time! (Joe Jackson, na letra de STEPPIN’ OUT)

Um comentário sobre “Triplex de versões demo… Ôba!

  1. Aloo meu irmãzinho Eddy bacana cara..Olha mais uma vez tenho que me render a suas maravilhosa musicas que vc posta aqui para gente viajar no maravilhoso mundo da musica com versões as vzes que nunca ouvimos mais vc posta aqui e gente ouve e diz Pó que musicaaaaaaaaaa alem de ser muito boa numas versões inesqueciveis…Olha o que tenho a dizer e pedir a Deus que abençoe a todos nois aqui frenguentadores desse Blog e pedir a Deus que continue te abençoando com saude e com belas ideias de musicas que vc posta aqui..um abraço a todos daqui e obrigado!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s