flag.jpg 

No produtivo mercado brasileiro dos anos 80, ainda existe muita coisa a ser garimpada… A música divertida, a balada suave, a new-bossa… Fora o pop e o rock de bermudas… Vale mais um set de pouco mais de 23 minutos e meio pra gente viajar mais um pouco nas melodias que frequentaram muitas das nossas ondas moduladas… Are you ready?

A primeira é uma grande lembrança pra mim! VIDEOGAME do Roupa Nova foi usada como um dos temas da extinta Rede Manchete… Era o tema de abertura de seus telejornais… À época, eu já ouvia bastante por ela fazer parte do melhor disco do grupo que, infelizmente, ao longo dos anos, ficou um tanto ‘popular demais’… Mas, com a qualidade da obra deles do início dos anos 80, eles até podem! Estamos em 1983… E, garanto, esse disco merece ser comprado até mais de uma vez!

A segunda é Metrô e a versão bossa-nova pra BEAT ACELERADO… Virginie tem a voz deliciosa e cantando em francês é muito mais charmoso. Pena ser tão curtinha… Estamos agora em 1985.

Seguindo, vem uma música com muito bom astral. Na verdade é uma versão de uma canção do grupo Opus (LIFE IS LIFE). Os Melhores gravaram COMO É BOM TE AMAR e fez muito sucesso por ser divertida e com todo esse clima de show ao vivo. Eu adorava! A banda não fez mais sucessos e ainda retornou em 1987 com o nome de Aliados… Não vingou, mas COMO É BOM TE AMAR traz boas lembranças… Viajamos em 1986.

Zero e a remix de FORMOSA é a próxima. Essa banda foi muito qualificada pra minha geração. Guilherme Isnard retomou shows com a banda faz pouco tempo. Adoro a guitarra que abre a faixa e o arranjo que é ressaltado nesta versão. Bem com a cara do rock brazuca que infestava nossas rádios de então. Estamos agora em 1986…

Voltando mais um pouquinho, vamos pra 1982 com um grupo que eu curtia muito. Gang 90 e As Absurdettes foi, junto com a Blitz, um dos alicerces do pop e do rock desse país. A Blitz era mais divertida, a Gang 90 trazia uma poesia mais moderna, elaborada e estilizada, apesar de ser pop. E tudo isso graças ao ótimo Júlio Barroso que a comandava. Era uma época em que as rádios tocavam muita coisa boa de fora e a produção nacional ainda parecia um tanto engatinhada. Fazer parte desse cenário como ouvinte era contagiante. Aqui, incluo a pérola TELEFONE, que tocava demais na Rede L&C da Transamérica FM. Essa tá com cheirinho de naftalina…

Seguindo vem uma música deliciosa e que era uma das minhas preferidas em 1983. Ricardo Graça Mello e TEMPO QUENTE fizeram parte da trilha da novela Sol de Verão. Acho o clima dessa música bem datado e, por isso, incrivelmente nostálgico. A música é uma co-autoria de Lulu Santos e os backing vocals de são do próprio Luiz Maurício. Tem um clima completamente oitentista que eu adoro.

A sétima é uma obscuridade maravilhosa da banda Brylho. SE VOCÊ FOR A SALVADOR chegou a tocar em algumas rádios daqui do Nordeste. Lembro com nitidez da Gazeta FM de Alagoas e da Manchette de Salvador. É uma melodia muito gostosa e com um arranjo vocal pegajoso. Essa ainda toca muito lá em casa… Está no mesmo disco que tem a clássica NOITE DO PRAZER.

Fechando uma grande raridade: a saborosa versão instrumental pra SONÍFERA ILHA com Titãs. O primeiro grande sucesso dessa banda, lá pelos idos de 83-84, que tocava demais em rádio e animou grandes bailinhos dessa época. Eu adoro o arranjo vocal e a melodia aparentemente simples, mas divertidíssima. Datada e, por isso, ótima!

Pra animar o final-de-semana, clique e curta mais essa aventura musical…

BLOG’S SET BRASIL RARO II

Postado originalmente em abril de 2007.

2 comentários sobre “RE-POSTAGEM: Mais BRASIL RARO… Com outro set pra baixar!

  1. Edward,

    mas que BOM GOSTO 80. Meus absolutos parabéns. Que conhecimento infinito da década que se mantém infinita. Olhe que tenho 19 anos e sou profundamente encantado pelos anos 80. Seu blog só tá aumentando o meu vício e a minha ânsia de ter vivido aquela que foi A época.

    1. Grande Paulo!
      Depois de ler seu comentário, lembrei de quando tinha 19 anos… Isso foi em 1989… No finalzinho da Década Mágica!
      Que bom que também está infectado pelos Anos 80! Melhor ainda saber que nosso blog fez muito por isso!
      Um grande abraço e obrigado por estar passando por este nosso espaço.
      Ed

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s