flag.jpg 

Ontem eu vinha no carro pensando: a música pop no Brasil tem um monte de raridades…

E nesses mais de 30 anos que acompanho música bem de perto, consegui guardar algumas peças, digamos, ‘hard to find’… Remixes, outras versões e coisas que deixaram de ser tocadas, apesar de terem marcado bastante sua respectiva época.

Resolvi, então, prensar uma sequenciazinha com pérolas da nossa música… Tesouros esquecidos, remixes que só foram distribuídas em rádios, versões raras e montagens (muito comuns nos anos 80)… Vamos embarcar?

Começamos com Danilo e DAMA E VAGABUNDO, que fez parte da ótima trilha sonora nacional da novela A Gata Comeu em 1985. Melodia suave e que alimentou muitas de nossas fantasias naquelas noites ouvindo rádio… Peça rara que quase não ouvimos mais… Pena que não.

A segunda é com um cantor chamado Luiz Maurício… Na verdade trata-se do nosso incrível Lulu Santos, que adotou seu nome verdadeiro em 1980 pra lançar um compacto com a maravilhosa MELÔ DO AMOR… Ele a regravaria mais de 20 anos depois em seu disco Bugalu de 2003, também num ótimo arranjo, mas prefiro a original… O arranjo de mais de 27 anos atrás é simples e oportuno pra melodia deliciosa da canção… Uma raridade que, na época, pouco tocou em rádio… Uma grande injustiça, pois é a cara das baladinhas do início dos anos 80.

Seguindo vem uma raridade da banda Herva Doce que estourou com Cazuza. A música fez parte de um compacto já do final da carreira da banda e foi lançado em 1986. Hoje em dia é até um sacrilégio perguntar sobre quem não conhece FAZ PARTE DO MEU SHOW! Aqui, a raríssima versão de estréia da música… Deliciosamente datada!

A quarta é uma versão minha, mas inspirada numa montagem que a Gazeta FM, de Maceió, tocava em 1983. Kid Abelha e Os Abóboras Selvagens e seu maior sucesso, COMO EU QUERO, numa mistura entre a original e a instrumental… Uma preciosidade e que não tocou em lugar nenhum, a não ser lá em casa… Isso é que é raridade! E ficou linda…

Na sequência vem Virginie & Fruto Proibido num diamante escondido do único disco solo da vocalista da banda Metrô. ALUCINAÇÃO tem uma melodia muito própria pra voz suave de Virginie… O refrão é bem com a ingenuidade de muitas das canções da época. Curtia demais essa que, salvo engano, não fez sucesso algum, a não ser nas minhas fitinhas cassette… Abria muitos sets de lentinhas com essa música. Ê saudade boa! Estamos agora em 1988…

Léo Jaime e a remix de MENSAGEM DE AMOR fizeram muito sucesso em 1986… Música boa remixada é um negócio! Parece capricho dos deuses… Essa é mais uma raridade que fez parte de um daqueles discos de versões que eram lançados aos montes lá pela metade dos anos 80… Valia muito a pena comprar todos… Tempo bom demais!

A próxima é uma dificílima de achar! MAMA MARIA, do Grafitte, na versão instrumental!? Precisa comentar alguma coisa? É só curtir… Viajamos pra 1983…

Fechando esses 31 minutinhos e 40 segundos, vamos sofisticar um pouco com um dos maiores encontros da música brasileira… Era 1982-83 e tive o privilégio de ser testemunha do disco de Robson Jorge e Lincoln Olivetti… Um álbum de arranjos incríveis e que fez muito sucesso nas rádios da época… Eu era alucinado pela dupla! Ainda hoje curto demais! Aqui está postada ALELUIA… Deliciosa ALELUIA! O disco deles foi relançado em CD no ano passado… Quem puder, compre, pois vale muito ter. Eu ainda prefiro minha cópia de vinil… Musicão!

Agora é só fazer o download pra aumentar o volume e viajar com todas essas pérolas do Brasil! Esse é especial pra gente comemorar os mais de 6.500 cliques em nosso Blog!

BLOG’S SET BRASIL RARO

Postado originalmente em março de 2007.

9 comentários sobre “RE-POSTAGEM: BRASIL RARO… Com set pra baixar!

  1. Ed,
    hoje consegui ser o primeiro a baixar…hehehe
    não ouvi tudo ainda, mas o pouco q consegui está demais. como sempre!!
    não sei se o melhor é a escolha nas ponta dos dedos ou a descrição das músicas e dos artistas.
    parabéns novamente!

  2. Meu caro Ed, é brincadeira o que você disponibiliza pra gente. Parece que estou voltando no tempo e ouvindo uma rádio FM lá pelo final da década de 80.
    Pura magia.
    Você abriu a máquina do tempo pra gente.
    Vou me deleitar com essa sequência logo mais à noite, ao chegar do trabalho, com uma bela ‘loira gelada’ pra acompanhar.
    Brigaduuuuuuuu…

  3. É isso aí , não precisa dizer mais nada , bom gosto , ótimos comentários , o Grande Ed conhece muito de música , o cara é nota 10 , só temos que agradecer tantos presentes musicais, e grandes esclusividades .
    Reinaldo Lima .

  4. Duka!
    Ed, você se supera a cada dia.
    Amigo, tenho um programa de rádio voltado exclusivamente para os anos 80, e você tem me municiado (ouso revelar) com suas pérolas, além de suas preciosas resenhas.
    Parabéns, você ED mais! (hehehehehe)

  5. ola tudo bem galera onde est o link para fazer o download para baixar as musicas to a muito tempo procurando a musica aleluia de robson jorge..valew!

  6. onde eu encontro este link para baixar as musicas que esta rel;acionadas aqui?BLOG’S SET BRASIL RARO

    pois o link esta quebrado ED.PARABESNS PELO SITE

  7. Parabéns Ed pela iniciativa maravilhosa. Não há dúvida de que fomos testemunhas do momento mais encantador da história musical. Obrigado por compartilhar conosco essas musicas. Já fazem parte do meu acervo, e assim como voce irei compartilhar com amigos que adoram a boa música. Ed, não posso deixar de perguntar a voce, se por acaso tem um disco que procuro a muito tempo sem sucesso. Se trata do grupo Santa Cruz, hoje conhecido com Edinho Santa Cruz. O nome do disco é: Flor incendiaria, e foi gravado em 1984. Caso voce tenha o disco, entre em contato comigo para combinarmos a possíbilidade de voce enviá-lo. Fica com um grande abraço, e fico aguardando a sua resposta.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s