dan20hartman209

Lembro muito bem da primeira vez que escutei I CAN DREAM ABOUT YOU com Dan Hartman… Foi num daqueles programas de clips da Rede Machete… O ano foi 1984 e o vídeo era ilustrado por uma banda chamada The Sorels (na verdade dublando a voz de Dan) e era uma edição do filme Streets Of Fire, do qual a música era tema. A sensação passada por aqueles incríveis backing vocals do refrão era muito poderosa e ainda dura até hoje!

Dan Hartman foi um visionário dos arranjos musicais da década de 70… Tocou com Edgar Winter e produziu clássicos da disco music como INSTANT REPLAY e LOVE SENSATION. Trabalhou muito cuidando de ótimos registros pop como THE BEST de Tina Turner, além de lançar discos com canções lindas…

Seu disco I Can Dream About You é um dos meus favoritos da década de 80… Certamente é um dos produtores mais sampleados nos anos 90… Mas, infelizmente, nos deixou, vítima da AIDS, em 1994.

Nesta segunda-feira, a última de abril, vamos recordar algumas canções desse artista mágico que sabia misturar na dose certa melodias dançantes com harmonias vocais.

Abrindo esse set de quase meia hora, uma de suas melhores lentas, lançada no seu disco de 1977… TIME AND SPACE é uma canção de amor primorosa, mas que não teve o sucesso merecido. É uma típica canção de amor pra tocar numa pista de dança dos anos 70… Linda e de uma simplicidade incomparável, tem um arranjo com belos solos de guitarra e cordas pra apaixonar os corações.

Seguindo, uma das músicas que mais me acompanharam na década de 80. SHY HEARTS fez parte do disco de Dan lançado em 1984 e que também a clássica I CAN DREAM ABOUT YOU. A letra de SHY HEARTS fala de corações apaixonados que sofrem com a timidez… Perfeita pra embalar toda a ingenuidade das paixões oitentistas. Os vocais são vigorosos e a melodia é deliciosa. E o melhor é que ainda serve pra animar outros corações de hoje, que insistem na nostalgia maravilhosa daqueles tempos…

Depois temos uma do repertório de Dan de 1981… HEAVEN IN YOUR ARMS tem uma paixão no arranjo como poucas músicas dos anos 80 conseguiram… Completamente boba (e por isso perfeita!), HEAVEN IN YOUR ARMS é um fundo musical forte e datado… A letra tem coisas lindas como ‘i could live forever in the moment of your love’… Oxigena qualquer coração apaixonado…

A quarta é WAITING TO SEE YOU, lançada em 1986 na divertida trilha sonora do filme Ruthless People… Tem o arranjo de percussão muito semelhante ao de seu maior sucesso I CAN DREAM ABOUT YOU. Totalmente ao estilo das produções de Dan Hartman, WAITING TO SEE YOU é um pop gostoso de ouvir e com um refrão saboroso…

Então, na sexta pista, mais uma linda remix pra I CAN DREAM ABOUT YOU… Existe uma história muito curiosa pra I CAN DREAM ABOUT YOU… Lá pelos idos de 1984, Dan Hartman encontrou Daryl Hall e John Oates num bar de Nova Iorque e comentou com eles que tinha composto uma canção pra o próximo disco dupla… Daryl comentou que já haviam fechado o álbum (o disco Big Bam Boom), mas pediu que Dan mostrasse a música… Hartman tocou um trecho de I CAN DREAM ABOUT YOU e Daryl sugeriu que o próprio Dan gravasse. Daryl Hall lembra que após alguns meses ouviu em diversas rádios americanas a música estourada. A dupla Hall & Oates, em seu disco Our Kind Of Soul, regrava I CAN DREAM ABOUT YOU e presta a devida homenagem a esta canção que, sem dúvida, foi um dois maiores hinos da década de 80.

Coladinha temos uma outra clássica… INSTANT REPLAY fez o furor de muitas pistas de dança no final dos anos 70 com seu arranjo também simples, mas muito vigoroso. Aqui, vamos curtir a extended version com um monte de trechos instrumentais pra gente viajar na musicalidade das discotecas. Estamos em 1977…

A penúltima é uma versão rara pra um grande sucesso produzido e composto por Dan Hartman… Tema do filme Rock IV com Silvester Stallone, LIVING IN AMERICA foi originalmente gravada por James Brown numa versão cheia de energia… Aqui, postaremos a versão de Dan, muito semelhante à original, mas com os vocais também cheios de alma de Hartman.

Fechando, outra canção do álbum I Can Dream About You que fez sucesso nas pistas de dança das boates de 1985… THE NAME OF THE GAME tem um arranjo que adoro, especialmente pelo seu refrão… Curtia demais a versão original pois parecia uma remix com seus quase seis minutos. Alguns meses depois de comprar o disco, achei num sebo o doze polegadas com todas as versões (incluindo uma dub version de passar mal)… É uma das melhores canções de Dan e fecha com qualidade sonora nosso módulo especial pra esse artista que ainda faz muita falta nas ondas do rádio atuais, repleta de sonoridade primitiva e melodias que parecem fazer questão de se ridicularizarem por si só. Ainda bem que temos ótimas memórias musicais… E Dan Hartman é uma de minhas favoritas!

TODA A HARMONIA DE DAN HARTMAN!

Frase do Post: Não há melhor refúgio que as luzes e sombras da tela de cinema. (Gazebo)

Um comentário sobre “Artistas Incríveis V… Dan Hartman!

  1. Só voce mesmo Ed, a musica HE NAME OF THE GAME , para época foi um sonzaço , mas que não tocou nas rádios , só o Julinho tocou pelo que me lembro ,outra musica que o Julinho tocou foi uma que não sei se voce conhece foi Blast – Crazy Man , já ouviu ? , pois é musicas como essas só o mestre tocava .

    Abraços , Reinaldo Lima

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s