videohits.jpg 

Um disco bastante comercial… Mas até o comercial daqueles tempos era mais gostoso!

Lembro dessa bolacha com o ‘novo’ selo da CBS… Um selo alaranjado que eu achava como um crivo de som com qualidade… Som no sentido de ‘qualidade sonora’, e não de ‘qualidade musical’.

Esse disco trazia algumas novidades maravilhosas…

Abrindo, uma canção de uma banda que curto muito ainda hoje. Supertramp consegue ser atemporal… IT’S RAINING AGAIN é uma canção deliciosa e que tem um clima meio anos 50, 60… Acho que deve ser pelo clip. Acho uma música bastante nostálgica… Achava na época… Cantei muito… Os arranjos vocais são perfeitos, e a harmonia entre Roger Hodgson e Rickie Davis é muito forte.

Depois temos a clássica das clássicas: Marvin Gaye e SEXUAL HEALING. Já deu pra sentir como as coletâneas tinham pérolas em seu conteúdo. Acho que essa é uma canção que dispensa comentários. Ela sempre falou por si mesma! Essa balada tem um instrumental muito bonito… Aliás, uma coisa em que penso muito é um set especial com versões instrumentais originais de grandes baladas. O que vocês acham?

A terceira do lado A é uma canção de Phil Collins que fez muito sucesso principalmente no Brasil. I CANNOT BELIEVE IT’S TRUE tem um arranjo que combina os sopros e a bateria de forma alucinante. Eu era fascinado por esta música… Ainda sou!

A quarta faixa do lado A é do jamaicano Eddy Grant com I DON’T WANNA DANCE. Essa canção tem uma versão onde temos apenas a bateria e a voz de Eddy. A original é muito boa e tocou muito em rádio… É a fusão com classe do pop com o reggae.

Seguindo, tem um artista ótimo e que faz músicas incríveis: Joe Jackson com STEPPIN’ OUT. Os discos desse cara, pelo menos à época, eram conceituais e comerciais – o que é meio que divergente, salvo por raríssimas exceções. Nestes álbuns as faixas eram mixadas umas às outras de modo bem sutil… STEPPIN’ OUT é um tremendo balanço!

Fechando o primeiro lado, vem o inconfundível Christopher Cross! Um compositor que tem um conjunto de obra com muita coisa boa… Lentas muito bonitas, baladas muito românticas… Um artista que eu particularmente curto muito até hoje… E ALL RIGHT tocou demais lá em casa!

O lado B abre com ninguém menos que Michael Jackson. Nessa época ele ainda valia muito… Hoje, bastante decadente, nos faz ficar constrangidos com sua conduta musical! Mas BILLIE JEAN é demais! O disco Thriller é incrível! Tenho minha cópia até hoje… Aconselho que vocês comprem a versão extra do CD com um monte de coisas adicionadas… É demais!

Seguindo, vem um grupo que eu curto demais ainda hoje… Men At Work é a melhor coisa da Autrália! Lembro com muita nitidez quando eles estouraram em 1981… Foi uma época onde o rock e o pop se uniram como nunca, produzindo artistas como o próprio Men At Work e Police… Era bom demais ouvir rádio nessa época!

A terceira do lado B é outra que tocou demais e marcou seu tempo em rádio e com o videoclip. DER KOMISSAR é ótima e fez muito sucesso. Teve até uma versão de uma banda americana chamada After The Fire que também fez sucesso. Falco faleceu no final da década de 90 num acidente de moto.

 A quarta é uma canção maravilhosa, com cara de noite e um arranjo que eu adoro. I.G.Y. (o título da música) é uma sigla que significa International Geophysical Year. Donald Fagen é um grande artista das antigas… Fez parte do Steely Dan nos anos 70 e produziu muita coisa boa. I.G.Y., pra mim, é um clássico! Faz parte do disco The Nightfly, que traz uma fusão de jazz e blues muito forte… Ganhou, recentemente, uma regravação com Patti Austin… Outra ótima versão!

Em seguida, vem Prince com uma de suas música mais contagiantes: 1999! O baixinho de Minneapolis tem músicas, a meu ver, muito melhores, mas é inegável o valor de 1999, inclusive para lançar Prince ao estrelato mundial. Curtia muito a inovadora bateria eletrônica que a canção traz. O vigor dessa música funciona até hoje… A versão 12 polegadas é ótima!

Fechando, o lado B e o disco, uma babinha que animou muito as noites de várias emissoras da época. Apesar de não ter curtido muito PHD com I WON’T LET YOU DOWN, não posso negar o sucesso que a música fez. Acho a música meio claustrofóbica e um tanto angustiante… Mas fez parte de uma era, onde era ótimo ligar um rádio e poder conhecer coisas com muita qualidade musical, em estilos diferentes, com melodias diferenciadas  e repletas de influências de seu tempo!

E pra que possamos lembrar ainda mais desses dias, clique no link abaixo e faça o download de um arquivo com trechos das músicas que fizeram parte desta coletânea que é a cara dos anos 80!

It’s time to fly… Higher and higher!

Lado A

1. Supertramp (It’s Raining Again)

2. Marvin Gaye (Sexual Healing)

3. Phil Collins (I Cannot Believe It’s True)

4. Eddy Grant (I Don’t Wanna Dance)

5. Joe Jackson (Steppin’ Out)

6. Christopher Cross (All Right)

Lado B

1. Michael Jackson (Billie Jean)

2. Men At Work (Down Under)

3. Falco (Der Komissar)

4. Donald Fagen (I.G.Y.)

5. Prince (1999)

6. P.H.D. (I Won’t Let You Down)

APERITIVO MUSICAL – COLETÂNEA VIDEO HITS (1983)

Postado em janeiro de 2008.

32 comentários sobre “RE-POSTAGEM: Coletânea – Video Hits (1983)…

  1. caro ed, seu blog foi uma surpresa muito boa. acesso todos os dias e hoje me deparo com uma resenha sobre esta coletânea que tenho na minha discoteca particular.
    dessa época, muitas coletâneas foram inesquecíveis. flipper hits, game hits, mamão com açúcar, papagaio disco club, etc.
    valeu pela lembrança.

  2. Ed, muito bom o aperetivo , tenho todas essas músicas em mp3 , com excessão do Donald Fagen (I.G.Y.) , muito legal essa época que nós jamais esqueceremos enquanto vivermos .
    Os anos 80 e início dos 90 foram demais.
    Estou criando uma pasta só com os set´s que voçe vem disponibilizando .
    Dê um clique no meu blog, que é bastante fraquinho , mas aos pouco vou conseguir fazer algo melhor .
    Abraços , Reinaldo Lima – Guarulhos – SP

  3. O LP era mágico. Com ele parecia que estávamos num contato mais próximo com a música.
    A música era mais crua.
    Gosto muito de tecnologia, mas acredito que a Era do Vinil a própria música tinha melhor qualidade.
    Ed, seu blog tem muita coisa da melhor época de música e dos costumes: os anos 80.
    Hoje em dia temos muita tecnologia mas nos falta um pouco a ingênuidade daqueles tempos.
    Saudade boa não tem idade.

  4. Nossa! Eu lembro do dia em que fui comprar esse LP,em uma loja hoje extinta aqui em Porto Alegre,chamada ‘Casa Coelho’! Bons tempos… Grande revival,Caro ED!

  5. Pocha!

    tbm gostaria de saber como qdquirO as musikas desse DiscO..

    alguem sabe aonde eO fassO download?

    ValeO Gente…

    Help-me!

    Abraços!

  6. Achei o máximo o som desse Lp e quero encontrar o cd ou se vcs podem me orientar onde localizo.
    Grato

    Eu gostaria de saber como faço pra adquirir esse LP,ou melhor será que foi relançado em CD?

  7. E pensar que hoje temos que aguentar MC KREU e outras porcarias…
    Pobre dos ouvidos de quem viveu essa geração amigos…
    Um abraço valeu a lembrança

  8. meu amigo
    estou a algum tempo procurando algo sobre uma fita k7 q comprei a uns 20 anos atras chamada se eu ñ me engano flipper hits, pois gostaria muito d baixar as musicas.
    caso tenha alguma informação agradeceria muito
    desde ja meu obrigado e um abraço

  9. Meus amigos, estou viajando neste site. Eu também sou fã daquela série de discos flipper hits, video hits e etc. Aliás eu vivo até hoje as musicas dos anos 80 e nada mais.
    Um abraço a todos

  10. muito legal seu blog cara parabens vc tem muito bom gosto, vá em frente pois é raro conhecer alguem que tenha bom gosto pelo que realmente é bom.

  11. EU TINHA ESSE DISCO! COM ONZE ANOS ME LEMBRO Q ELE VINHA COM UM CUPOM QUE DAVA DIREITO A CONCORRER A UM VIDEO CASSETE(!). O CUPOM VINHA COLADO NA CAPA, SÓ NÃO LEMBRO SE ERA ALGUM TIPO DE SORTEIO OU CASO FOSSE O DISCO PREMIADO, DENTRO VIRIA O AVISO DE QUE “VOCÊ GANHOU”…MAS ERA MAIS OU MENOS ISSO…QUANDO AO DISCO..MARAVILHOSO!!! MARCOU A MINHA PASSAGEM DA INFÂNCIA PARA A ADOLESCENCIA…ATÉ HOJE SÓ CURTO FLASH BACKS E O INÍCIO FOI COM ESSE LP.

  12. cara, ainda me lembro como se fosse hoje, o dia em que meu amigo chegou com uma fita k7 dessa coletanea, parece que era magico, como curtimos essas musicas, realmente foi demais e é ate hoje encontrar pessoas que tbem passaram essa boa fase da musica.abraços.

    1. É ISSO AI ROBERTO, MOMENTOS MAGICOS NA VIDA DA GENTE! ESSE DISCO FOI UM DIVISOR DE AGUAS NO MEU GOSTO MUSICAL. FOI AMOR A PRIMEIRA VISTA, TANTO Q NOS ANOS 80 TIVE MINHA ADOLESCENCIA E LEVO O GOSTO PELAS MUSICAS DA ÉPOCA ATÉ HOJE. SÃO MAIS DE 2000 HITS EM VARIAS VERSÕES DE 80 Á 89(E MAIS UMA CENTENA DE HITS DA DISCO MUSCI,INFLUENCIA DE PRIMOS MAIS VELHOS..). É SÓ O Q CURTO, É SÓ O Q GOSTO…

      1. gostaria de saber se ainda tem alguma musica que vc procura e se ainda nao achou? tbem vivo revirando a net em busca de raridades como essas,vc ainda coleciona discos de vinil?

  13. CONFESSO Q,ANTES DA INTERNET MINHA COLEÇÃO SE RESUMIA A FITAS K7’S GRAVADAS DE PROGRAMAS FLASH BACK’S DE RÁDIOS FM, PRA TI TER UMA IDÉIA,TENHO UMA FITA K7 DE 1987,GRAVADA COM O PROGRAMA MIX,REMIX,SUPERMIX,Q PASSAVA EM UMA RÁDIO FM AQUI DA CIDADE……..DE DOIS ANOS PRA CÁ BAIXEI TUDO O QUE QUERIA,TUDO Q TINHA EM MENTE SOBRE ROCK NACIONAL(VERSÕES NORMAIS E REMIXES), POP INTERNACIONAL(IGUALMENTE NORMAIS E REMIXES) HOUSE MUSIC, ROMANTICAS…TUDO! FORA ÁS VERSÕES AO VIVO. MEUS LP DA ÉPOCA SÃO: TRUE BLUE(MADONNA), STOP MAKING SENSE(TALKING HEADS), RADIO PIRATA(RPM),ONCE A LIFE TIME(SIMPLE MINDS)….NA ÉPOCA,SEMPRE FUI MAIS DO TIPO “KAMIKASE DO REC”..FICAVA ESPERANDO TOCAR UM HIT E LARGAVA O REC….COMO DISSE ANTES, MINHA COLEÇÃO ERA DE FITAS K7….. SE AINDA ME FALTA ALGUMA MUSICA? SIM,APENAS DUAS, E OLHA..TÁ BRABO DE CONSEGUIR …………”SAI DO MEU POMAR”(VALERIA E ALMA DE BORRACHA) E “TINA CATCHUP” QUE NÃO LEMBRO QUAL BANDA TOCA,MAS O NOME É ESSE..É TIPO “CHOVEU NO MEU CHIP” DO ELETRODOMÉSTICO, SUPER DANÇANTE ÁS DUAS….INTERNACIONAL TENHO TUDO….um abraço

  14. Caro Ed, vc não teria esse álbum na íntegra para download? Não acho em lugar nenhum na net para baixá-lo inteiro. Há apenas um blog que o possui, mas os arquivos estão corrompidos na hora de descompactar. Se puder fazer essa, seria de grande valia. Abração.

    1. AMIGO NICOLAS….TENHO TODAS ESSAS MUSICAS E MAIS UMAS 4 MIL DOS ANOS 80.SÓ NÃO TENHO O CD COMO QUEREM, TENHO AVULSAS….

  15. Disco bastante comercial, mas com qualidade invejável. Grandes hits de vários e grandes artistas, o disco nos brinda com pop-rock-new wave-regae-romantico. Tínhamos este disco que infelizmente durante os tempos tivemos que dar fim ao amontoado de discos, porque fora ficando obsoleto. Mas deixou-me saudades e quero baixar este disco aqui pela net. Quem souber onde tem um link por favor entre em contato comigo.

    1. Ricardo, o link está logo abaixo da lista das músicas escrito “APERITIVO MUSICAL – COLETÂNEA VIDEO HITS (1983)”. Falou, abraço.

  16. Caro Ed, especialíssimo esse seu blog. vc está de parabéns. Deixo aqui uma sugestão, estou a procura do álbum BREAKDANCE – Opus Columbia 1984, aquele com Cindy Lauper, Nina Hagen, Nena, Michael Jackson e outros, no entanto não encontro. Acredito que esse álbum tenha sido importante para várias pessoas como foi para mim. Um abraço do seu seguidor Ednei Carvalho.

Deixe uma resposta

