1981 

Vamos embarcar em mais uma nova saga do nosso blog? Que tal passarmos a curtir meia horinha com tesouros perdidos de grandes anos musicais? Nesta sexta-feira chuvosa aqui em Aracaju, vamos abrir com 81? Are you ready? I’m ready… So, let’s get it on!

Já imaginaram um disco de Gladys Knight & The Pips produzido por Ashford & Simpson? Pois é… Em 1981 o grupo lançou Touch com um monte de composições da mais atemporal e maravilhosa dupla de compositores negros e casados… Para abrir essa nova e deliciosa aventura musical, vamos pinçar a belíssima BABY, BABY, DON’T WASTE MY TIME… O arranjo dessa pérola é característico de Ashford & Simpson… Positiva e aeróbica, BABY, BABY, DON’T WASTE MY TIME tem uma paradinha linda no meio da faixa… Uma das que mais ouço ultimamente, tem cara e gosto de tempo bom… Como era 1981!

Seguindo, Isaac Hayes e a disco version pra I’M GONNA MAKE YOU LOVE, originalmente gravada por Diana Ross & The Supremes… Giancarlo Secci destilou essa preciosidade em seu programa Dancing Nights, lá pelo início da Década de Ouro! Outra canção sufocante de tão bonita! O estilo de Isaac Hayes era muito forte e completamente fincado na soul music das ruas…

Coladinha, SQUASH com a fantástica dupla Robson Jorge e Lincoln Olivetti… Aliás, um dos discos mais bem feitos, melodicamente falando, de soul pop moderna. A instrumentação dos arranjos de Olivetti e a vocalização maravilhosa de Robson Jorge fizeram um capítulo único (infelizmente) dentro daquilo que tocou em rádio no Brasil… Todas as músicas desse disco (que inclui SQUASH, BAILA COMIGO, EVA e ALELUIA) são perfeitas e retratam bem a época… O clima parecia bem melhor, acho que porque a vida era mais cheia de amor!

A quarta é outra nacional maravilhosa! Júnior e uma canção que fez parte da trilha sonora da novela Baila Comigo… A composição é Gastão Lamounier e do próprio Júnior e faz uma deliciosa viagem mental pela Cidade Maravilhosa. A produção tem até vocalização de aeromoça, anunciando uma chegada musical no melhor estilo… Deliciosa! Ê saudade boa…

Depois… Aaaaaahhhhhhhhhhhhhh! Junior e a clássica MAMA USED TO SAY! Ainda sou apaixonado pelo arranjo de MAMA USED TO SAY… Lembro até o álbum onde tive a felicidade de ser apresentado à esse hino… Hit Parade 81! A guitarrinha e a bateria fazem um casamento musical perfeito, e que já dura quase 28 anos! Funcionando em qualquer pista decente ainda hoje…

SOS Band vem logo em seguida com DO IT NOW e seu vocal saboroso… Através da batida eletrônica da Roland TR-808, a fase da metade da década de 80 do SOS foi linda, mas seus arranjos eram muito mais vigorosos nessa época. DO IT NOW tem todos os ingredientes daquilo que tocava em rádio e em pistas de dança ao redor do mundo… A música só conseguiu bater o décimo quinto posto da parada r&b da Billboard, mas virou clássica…

Fechando, LET’S CELEBRATE com Skyy… Essa música foi produzida por Randy Muller, que trabalhou com o Brass Construction, e faz parte do excepcional álbum Skyy Line. Foi outra que tocou bastante em rádio com sua linha de baixo deliciosa e seus backing vocals suaves e extremamente melódios… A mixagem da versão original foi de ninguém menos que Shep Pettibone… Então, vamos recordar um ano incrível dando um clique no link abaixo pra começar mais essa viagem no tempo… Enjoy again!

O ANO ERA… 1981!

Frase do Post: O tempo é o melhor autor pois sempre encontra o final perfeito. (Charles Chaplin)

4 comentários sobre “O ano era… 1981!

  1. Amigo, parabéns pelo seu blog que com certeza presta um grande serviço para nós amantes do rádio e dos bons sons. Sou de Maceió e descobri teu blog hoje via Google quando procurava pro Julinho Mazzei.
    Tem uma música que procuro já há algum tempo, acho que não é de 81 deve ser de 84 acima, chama-se “F.B.I.” e o cantor é JUNIOR. Será que você teria esta faixa ou o próprio cd do JUNIOR? Muitíssimo obrigado e parabéns mais uma vez. Abraço

  2. Caro Ed, vç realmente é insuperavel! Faz algum que eu ja não frequentava seu blog, hoje voltei para dar uma olhada/ouvida e fiquei e feliz em ver que nada mudou. Seu refinamento musical permanece intacto! Bem disse vç; musica boa não tem idade, mas sim muita qualidade. Sou um apaixonado por este tipo de musica, e de vez em quando me vem um flash e me lembro de alguma, ai começa uma verdadeira busca alucinada…rs rs rs. Gostaria de parabeniza-lo mais uma vez pelo prazer que nos proporciona, quando resgata do fundo de nossas mentes musicas inesqueciveis e que estavam adormecidas. Muito obrigado… continue sempre assim, grande abraço.

    1. Miquelão, muito obrigado, mais uma vez, pelas palavras… É muito importante pra mim ter ‘uma audiência como a sua’…
      Dentro do possível, não mudarei esse nosso cantinho, pois ainda consigo sentir o que sentia pelas músicas que curtia lá pelos anos 70 e 80… E já que tenho as mesmas sensações, preciso continuar a falar sobre elas!

      Pra minha felicidade, existe gente como você que faz valer a pena o ‘resgate’ de tantas canções realmente inesquecíveis.
      Espero não deixar de trazer SÓ COISA BOA pra gente tão boa que passeia por esse blog!

      Ed

  3. meu nome e jesse moro em recife pernambuco meu e-mail e jessedancinnaite@hotmail.com eu tenho um dvd ja pronto de 8 gigas lotado de dancin night discothec com eloi de carlo the big apple show com julinho mazei tudo na integra troco por dancin night de 1982 a 1983 final do programa….ou vendo este dvd por 150 reais um abraco atodos…81-87770410 ou casa 81-34393803 jesse..o dvd esta com otma qualidade tudo em mp3

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s