O ótimo grupo de pop rock Rádio Táxi, ao ser criado no início dos anos 80, era formado por ex-integrantes da banda de apoio de Rita Lee (Tutti Frutti) e dos Secos e Molhados. A formação original trazia Wander Taffo, Lee Marcucci, Gel Fernandes e Willie de Oliveira. Após o segundo disco da banda, Rádio Táxi 2, Willie de Oliveira foi substituído por Maurício Gasperini.

Um de seus grandes sucessos foi a música EVA, regravada pela Banda Eva, ainda com Ivete Sangalo, na década de 1990.

O Rádio Táxi foi uma das primeiras bandas a apontar para o movimento de surgimento de várias bandas do chamado B-Rock, num cenário musical divertido e repleto de bons nomes. O grupo despontou para o sucesso em 1981, época do lançamento do filme Menino do Rio, e do qual fazia parte a música GAROTA DOURADA, composta por Wander Taffo, Lee Marcucci e Nelson Motta. A música, que logo estourou nas rádios de todo o Brasil, foi o primeiro grande sucesso do Rádio Táxi.

O Rádio Táxi era formado por músicos que já tinham sólida carreira no rock brasileiro… Lee Marcucci, baixista, fez parte do grupo do Tutti Frutti, de Rita Lee, e compôs JARDINS DA BABILÔNIA e MISS BRASIL 2000 do repertório da cantora. Wander Taffo, fez solos marcantes de guitarra em gravações e shows de bandas como Made in Brazil, Joelho de Porco, Gang 90, Secos e Molhados e para Rita Lee. O guitarrista faleceu em 14 de Maio de 2008, vítima de uma parada cardio-respiratória em São Paulo. Gel Fernandes, baterista, iniciou sua carreira ao lado de Taffo no grupo Memphis e logo mostrou seu talento como baterista de bandas como Os Incríveis e Secos e Molhados. Willie de Oliveira, vocalista, também fez parte do Tutti Frutti.

Lembro que lá pelos idos de 1983, curtia muito o programa Play-List da Rede Transamérica, aos sábados à tarde… E o Rádio Táxi era fichinha carimbada, com entrevistas e muitas canções de seus álbuns iniciais.

Eu adorava (e ainda embarco nessa atmosfera) todo o clima despretencioso com que a banda compunha e produzia seus hits. Eram canções simples, mas muito gostosas de ouvir e cantar…

Neste especial de sexta-feira, vamos curtir pouco mais de vinte minutinhos com as ótimas canções da banda…

Abrindo, acredito que seu maior hit. EVA foi lançada em seu segundo álbum de 1983 e foi um enorme sucesso na época, animando muita paquera e muito namoro. Na verdade é uma versão da canção homônima do italiano Umberto Tozzi, também de 83. A letra é meio surrealista, mas o que vale é a nonsense que a melodia provoca.

Depois surge uma das mais lindas baladas nacionais… COISAS DE CASAL foi um presente de Rita Lee para o primeiro disco do grupo e conta, inclusive, com a participação dela e de Roberto de Carvalho. É fácil notar vestígios do estilo da cantora na produção de teclados e guitarras que transcorrem toda a canção. Essa é outra de minhas preferidas… Os vocais de Willie são mágicos e a letra ajuda muito! Lembrança de primeira linha…

A terceira foi tema de abertura da novela Pão Pão Beijo Beijo em 1983. SANDUÍCHE DE CORAÇÃO é deliciosa e traz uma mistura entre culinária e amor que eu adoro… Desde quando ouvi pela primeira vez, sempre achei o arranjo dessa faixa muito divertido. Era a essência do rock brasieliro despretencioso e feito pra trazer alto astral que despontava pra servir de referência pra um monte de bandas ainda hoje.

Em seguida, surge uma das canções mais tocadas em 1981/82… DENTRO DO CORAÇÃO traz uma letra um tanto maliciosa, cantada numa melodia simples e com produção enxuta. O arranjo de bateria foi marcante pra toda uma geração e a produção era essencialmente baseada no rock dos anos 50 e 60. Bom demais!

A penúltima é mais um clássico do nosso rock… O fato de fazer parte de trilha de filme e dar nome a outro, tornou GAROTA DOURADA uma canção importante pra geração jovem e adolescente daquele início dos anos 80. Música de praia sempre foi muito influente pras menores idades e com essa pérola não foi diferente. O arranjo tem um solo de guitarra no início que é delicioso e mais uma letra cheia de ingenuidade. Deliciosa…

Fechando, COM O RÁDIO LIGADO e mais um ótimo solo de guitarra de Wander Taffo. Essa foi outra musiquinha que passeiou muito pelas rádios de então. Eu adoro a melodia, o arranjo e o refrão dessa canção. É uma das melhores pra curtir viajando…

Agora, clique no link abaixo e ouça esse set especial dessa ótima banda nacional…

O ROCK-POP GOSTOSO DO RÁDIO TÁXI

2 comentários sobre “Artistas Incríveis III… Rádio Táxi!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s