Vamos pra discoteca?

A música de pista de dança, produzida a partir de 1975, foi muito marcante pra toda uma geração e mais um pouquinho.

A Era da Discotecas trouxe muita inovação pra quem curtiu… Os discos eram muito animados e as músicas pasaram a ser ‘misturadas’, de modo mixado, ou simplesmente pra não deixar espaço entre as faixas…

Graças a esse conjunto que tornaram a disco ímpar, tivemos álbuns muito bons e que venderam bastante… Lembro de 1978 com uma nitidez impressionante… Nas prateleiras das lojas, elepês com os mais incríveis sucessos das pistas de dança do sul do país. Tudo pra disseminar não somente a música, mas toda a cultura das discotecas… Sapatos, calças, cortes de cabelo, cores de roupas… Tudo nos levava à disco music.

Havia em São Paulo, mais precisamente na rua dos Campineiros, 262, uma dicoteca ambulante chamada Magic Discotheque, de propriedade de Milton Urcioli. Essa equipe de animação de bailes tinha dançarinas caracterizadas e toneladas de som…

Em fins de 1977 e início de 1978, a Magic Disotheque lança seu álbum com ótimos exemplares de sucessos que animavam as pistas dos seus bailes… Se compararmos com o lado mais sofisticado da disco, notaremos facilmente que estamos navegando no lado pop… Mas, quem disse que a diversão era menor?

Neste post especial, teremos a disco da Magic Discotheque inteirinho pra curtir!

Tenho um carinho muito especial por esse disco, pois deve ter sido um de meus primeiros contatos com a forma como a música era tocada nas pistas de dança. Foi mágico! Lembro que muitas faixas do disco já apareciam muito nas rádios e em eventos públicos… Assim, parecia, à época, um greatest hits preparado pra rolar numa pista de dança. E isso era uma novidade completa pra mim… Ainda hoje, me divirto muito ouvindo o LP Magic Discotheque…

Abrindo essa relíquia maravilhosa, o grupo Mirage com a canção que ficou meio que tema da equipe, chamada MAGIC. Simples mas com muito daquilo que fazia sucesso… Vocais casadinhos no refrão e efeitos nos instrumentos sonoros, numa receita que encheu muita pista de casa noturna à época. Trata-se de uma musiquinha, mas muito divertida e positiva…

Na sequência, coladinha, La Bionda e a deliciosa ONE FOR YOU, ONE FOR ME. La Bionda começou como um grupo de estúdio no início dos anos 70, fazendo experimentações com sons eletrônicos na Itália. O primeiro disco da dupla foi lançado em 1973, mas não era nada comercial e trazia uma produção acústica e um tanto progressiva. Em 1977, já no estilo que os consagrou, lançaram um ótimo álbum pela gravadora Apple de Londres. ONE FOR YOU, ONE FOR ME estava na lista das mais tocadas dessa época… Datadíssima… Boa demais!

A terceira do lado A era cômica e muito escrachada… El Passador e a hilária AMADA MIA, AMORE MIO. Uma canção boba e muito bem-humorada… Arranjo e melodia muito simples, essa canção fez muito sucesso pelo seu apelo um tanto piegas… Foi uma febre lá na rua…

Fechando o lado A, DD Sound (na verdade outro grupo dos mesmos produtores do La Bionda, onde o ‘DD’ é a abreviatura pra Disco Delivery) e a embalada 1,2,3,4… GIMME SOME MORE. Este single foi lançado em 1977 e fez muito sucesso nas pistas com a remix de Harry Thuman. Os irmãos Carmelo e Michelangelo, criadores do La Bionda e do DD Sound, foram produtores muito ativos das décadas de 70 e 80. Em 1983 produziram o Righera e seus hits VAMOS A LA PLAYA e NO TENGO DIÑERO. Com 1,2,3,4… GIMME SOME MORE a dupla alçou a popularidade tanto do DD Sound, quanto do La Bionda.

Abrindo o lado B, cheia de ótimos efeitos sonoros, uma das que mais curto no disco: Hot RS e SLOW BLOW. Na verdade trata-se de uma música bem mais instrumental que vocal, apenas permeada por alguns backing vocals e a frase slow blow, dita num vozeirão incrível. Era o tipo de arranjo que dava um tempero sonoro muito gostoso pra quem ouvia e pra quem dançava. Adoro a levada até hoje…

A segunda desse lado é outra lindíssima e com belos arranjos instrumentais. Andrea True nasceu em Nashville e tinha uma carreira de atriz paralela à de cantora. Quando estourou nas discotecas do mundo inteiro como Andrea True Connection, em 1977, com FILL ME UP (HEART TO HEART), a cantora deixou de lado a carreira cinematográfica pra excursionar pelos Estados Unidos. Seu timbre vocal era muito doce e sua produção e arranjos eram fincados naquela época. Outro grande sucesso da cantora nas pistas foi NY YOU GOT ME DANCING.

A penúltima deste lado, e do disco, é bem ao estilo espanhol. Flamenco Group e ANDALUCIA fizeram muita gente dançar com ‘maracas imaginárias’… É uma canção contagiante, mas que se perdeu no tempo…

Fechando, uma lindíssima canção de Melba Moore… IS THIS THE END tem um arranjo muito romântico e os vocais de Melba são perteitos. A produção é da dupla McFadden & Whitehead. A cantora ainda grava e faz shows ainda hoje, aos 63 anos. Sua carreira, iniciada em 1970, teve o auge da metade dos anos 70 até o início dos anos 80. Além de IS THIS THE END, outra pérola da cantora é a música YOU STEPPED INTO MY LIFE, lançada em 1978. É, sem dúvida, uma das mais belas vozes negras da música americana e marcou muito a era das discotecas.

Vamos voltar no tempo? Click and enjoy this disco trip!

MAGIC DISCOTHEQUE (O SOM CLASSE “A”)

20 comentários sobre “LP’s Clássicos – Coletânea Magic Discotheque…

  1. Nossa, que postagem maravilhosa! Não sou da época das discotecas, nasci em 1984, mas em minha casa temos até hoje esse disco fantástico o qual cresci ouvindo! Sensacional as informações adicionais que você citou sobre os artistas do LP, demais! Parabéns!

    1. Olá Toni! A música que procuras deve ser “Rio de Janeiro” com Gary Criss. Ela tem disponível no site 4shared.com.
      Divirta-se.

  2. Ed. Parabéns.
    Desde que encontrei, por acaso, o seu blog na net não consegui mas me desvencilhar dele. É muito bom ter acesso à boa música, como nos velhos tempos. Essa MIX DE SÁBADO PRA PASSAR MAL é realmente extraordinária. Valeu, obrigado por retornar o prazer de ouvir música como nos tempos do dancing night. Um abraço e continue postando essas pérolas.

    Francisco Araújo

  3. Caro ED boa Tarde!!!

    Estava procurando a muito tempo sobre a Magic e não encontrava. Ate que enfim encontrei algo sobre. Parabens é muito bom saber desses registros, pois fazia parte dela, como dançarino. Participei de muitos show em São Paulo e no Interior. Pena que não guardei nada, como fotos e videos. Quem sabe voce possa dar uma luz, para que possa mostrar para os meus filhos, pois hoje tenho 49 anos.

    Um abraço, obrigado
    Parabens
    RAGAZZINI

  4. Olha essa musica do mirage – magic marcou um dos grandes momentos da minha vida, se por ventura alguem tiver uma copia e poder me mandar serie muito grato, pois não consigo em lugar nenhum, desde ja agradeço.

  5. por getilesa gostaria que mandase as musicas para o meu email ficarei muito grato pois as musicas fasem parte da minha epoca e estou com dificudade de encontrar as mesmas obrigado e um abraço

  6. por getilesa gostaria que mandase as musicas para o meu email ficarei muito grato pois as musicas fasem parte da minha epoca e estou com dificudade de encontrar as mesmas obrigado e um abraço

  7. gostaria de saber se algum de vcs lembra de um LP que se chamava premier mundial é de 1976 mais ou menos neste LP tinha a musica love hurt eu quero encontrar uma música que o nome é good night baby só lembro disso por favor ajude-me bjsssssss

  8. Amigo, lembro de um disco de sucessos tipo disco, eu acho, da década de setenta que a capa era bem diferente: imitava uma placa de trânsito: “PARE” ou “STOP”. De formato hexagonal, seis lados, e tudo. As músicas eram muito boas, eu era garoto, 10 anos na época, e não sei quais eram nem quem cantava… só sei que eram vários artistas. Será que alguém sabe do que estou falando? Se souberem, por favor me indiquem! Muito Grato. Praxedes.

  9. Já curti demais esse disco porrada é festa pura, mas favor me informar como consigo
    a musica Magic ou o disco da banda Mirage e qual a gravadora, site, blog ou qualquer outra forma.

  10. o dono da magic e fundador é o ivo roberto que hoje é proprietario da advance By proximit que são as potencias usadas na época .o milto urcioly tinha participação da magic .matracatrica .mobydick.eu trabalhava na manutenção da magic.e nos bailes

Deixe uma resposta

