Desde garoto eu sempre gostei demais de falar dos grupos e cantores que eu ouvia… Era como se estivesse sendo muito pessoal, falando de coisas que me ‘acertavam’ em cheio! Parece meio bobo, mas sempre acreditei que a música que nos influencia tem muito da nossa intimidade. A música dos anos 80 foi campeã nisso… E eu ainda consigo guardar bandas que trago desde a época em que as descobri…

Tem muita gente boa que merece não ser esquecida NUNCA! Especialmente pela emoção que já nos trouxeram… Eu pensava muito sobre isso e hoje resolvi criar mais uma de nossas sagas… Quá! Quá! Quá! Saga é ótimo! Eu adoro…

Gostaria muito que vocês re-descobrissem algumas bandas e cantores que ainda movem a minha vida… Uma das melhores é a inglêsa Prefab Sprout.

Essa banda incrível foi formada em New Castle em 1977 por Paddy McAloon e seu irmão baixista Martin, porém só lançou um single em 1982 e um álbum em 1984.

No ano seguinte, a produção de Thomas Dolby (sim, o mesmo da deliciosa SHE BLINDED ME WITH SCIENCE) para o disco Steve McQueen lançou a banda para um sucesso que influenciaria a muita gente… Eu fui um dos mais seriamente atingidos! Ainda bem… Os teclados de Dolby enriqueceram muito o som da banda, dando uma ar oitentista que pouquíssimas bandas conseguiram igualar…

Muitos críticos de música da época costumavam comparar McAloon a Paul McCartney e Elvis Costello. Sinceramente não sei se há exagero, mas o fato é que as composições de Paddy McAloon trazem algo vigoroso e muito harmônico pra nossos corações apaixonados… É um estilo de arranjo que acerta a nostalgia em cheio e nos dá muito prazer pra reviver… Então, vamos viajar juntos?

Separei quatro de suas melhores canções pra gente curtir nesse final de semana… Todas lindas!

Abrindo a balada com ares franceses WHEN LET THE STARS GO e seu refrão divino, com um solo de guitarra em eco que merece uma cerveja bem gelada… Essa é mais uma daquelas baladas que faz a gente se apaixonar por alguém numa festa… Lembram dessas baladas? Tenho um monte delas… Algumas do Prefab Sprout…

Seguindo, temos a deliciosa guitarra que abre GOODBYE LUCILLE #1 (JOHNNY JOHNNY), seguida do baixo marcante da banda e dos vocais largados de Paddy, apoiados pelos belos backing vocals de Wendy Smith. Essa é uma das canções que curtíamos pelo simples gosto de ouvir música boa!

A terceira é certamente a melhor música do grupo, uma das melhores da década de 80 e, pra mim, uma das maiores inspirações de todos os tempos. WHEN LOVE BREAKS DOWN foi lançada como single antes de estourar em 1986. O compacto trazia a canção com quatro diferentes tempos… Demorou a estourar, mas ficou eterna! O clip merece um Oscar! Folhas ao vento, pombos ao piano… Simples e bom demais!

Fechando esses pouco mais de 16 minutinhos de Prefab Sprout, um pop rock delicioso, e que foi seu maior sucesso na Inglaterra. Eu gosto demais dos backing vocals iniciais de THE KING OF ROCK ‘N ROLL… Pop certeiro que fez muito sucesso em 1988… Aqui em casa, toca muito até hoje. Positiva e melódica, serve pra levantar vôo pra mais um final de semana!

Do Prefab Sprout muita coisa merece ser comprada… Mas, pra curtir um aperitivo, basta clicar no link abaixo e viajar pra um tempo em que era saudável (e comum!) curtir música de qualidade!

O QUARTETO FANTÁSTICO DO PREFAB SPROUT

Um comentário sobre “Artistas Incríveis I… Prefab Sprout!

  1. Caro Ed,
    Tenho acompanhado seu blog há um bom tempo e já baixei vários medleys seus. Gosto do seu estilo de escrever comentando sobre as músicas
    com que você nos brinda. Aprendo muito. Continue assim. O seu estilo é único e faz a diferença.
    Um grande abraço,
    Victo
    Capão Bonito / SP

Deixe uma resposta

