hitparade86.jpg 

Hit Parade ’86 é um disco que traz lembranças incríveis! A época tinha muito pop-rock estourado nas rádios, o quê dava um sabor especial ao que ouvíamos… Grandes bandas estavam estouradas, e tudo chegava com certa rapidez ao Brasil.

A capa do disco era uma de minhas favoritas… A bolacha preta animou muitas festinhas americanas que fazíamos, desde os balanços, ao rock e as baladas…

O disco foi lançado em abril de 86 e dois meses mais tarde ganhou outra versão com uma capa diferente, mas a mesma seleção de músicas – apesar de algumas estarem editadas. Não sei ao certo o porquê… Mas, vamos ao long play!

O disco abre com o Wham! e a emblemática I’M YOUR MAN. O início, numa acapella interessante, tem um apelo vocal bem ao estilo do grupo. Aliás, o timbre vocal de George Michael é muito bonito… O arranjo em si é um pop feito sob medida pra aquela metade dos anos 80… Essa foi uma canção que não tenho muitas lembranças de ouvir tocando no rádio, mas fez algum sucesso.

A segunda desse lado A é uma clássica! Quem não lembra de DON’T YOU (FORGET ABOUT ME) com o Simple Minds? Foi uma melodia marcante pra aqueles anos, sendo tema inclusive de um filme que foi cult chamado Clube dos Cinco. A versão do 12 polegadas é ótima pois começa com a batida simples, usada na abertura do filme… Eu adorava e, volta e meia, ainda toca no meu mp4… O Simple Minds foi uma banda marcante pra minha geração e tem músicas que adoro como ALIVE AND KICKING e ALL THE THINGS SHE SAID.

Seguindo, temos Sting em sua fase inicial de carreira solo com a ótima IF YOU LOVE SOMEBODY (SET THEM FREE). Apesar de curtir muito essa canção, especialmente sua versão remix, não me empolguei com a carreira de Sting pois achava que ele havia se distanciado muito do estilo do Police, sua banda original e apaixonante… Claro que isso é uma opinião de fã, mas sempre achei a simplicidade da musicalidade do Police fascinante. Era incrível como aquele trio conseguia criar arranjos perfeitos e vicerais com baixo, guitarra e bateria. IF YOU LOVE SOMEBODY tocou um bocado, mas não conseguiu sobrepujar todo o passado musical de Sting… Ainda bem!

A quarta do lado A é outra que curtia demais… Me tornei um fã do The Cars desde DRIVE, e tive uma ótima surpresa com o balanço TONIGHT SHE COMES. Uma canção divertida e muito positiva. O arranjo alegre e os vocais de Ric Ocasek são ótimos exemplos do estilo new wave da banda. Esta faixa não fez parte de nenhum disco de carreira da banda, saindo numa coletânea de hits lançada em 1985.

Na sequência uma das melhores bandas dos anos 80, que fazia um som completamente inglês e inluenciou muitas gerações: Smiths! Duas coisas eram ímpares na banda… O estilo vocal e de composição de Morrissey e a guitarra de Johnny Marr. Os dois formaram mais uma produtiva dupla de compositores, reverenciada por muita gente e adorda pela crítica de então… O curioso era como sempre pipocava um novo single da banda… THE BOY WITH THE THORN IN HIS SIDE foi um dos seus primeiros grandes sucessos mundiais e tocava bastante na Transamérica FM… A banda estava na estrada desde 1982, mas seu estouro mundial se deu na metade da década…

A penúltima desse lado é uma balada que tocou demais… Robin Gibb e a claustrofóbica LIKE A FOOL. Eu adorava BOYS DO FALL IN LOVE, e também gostei de LIKE A FOOL. Existe uma versão um pouco maior que a original, tendo o início mais suave… Acho que já entrou numa de nossas sequências de lentas…

Fechando essa lado, uma babinha misturando dois grandes sucessos… Dollie De Luxe é uma dupla formada por duas belas norueguesas, Benedicte Christine Adrian e Ingrid Bjornov, que usaram suas bonitas vozes, trabalhadas liricamente, dentro de arranjos de música pop misturada com clássico. É o caso desse medley que traz QUEEN OF THE NIGHT e SATISFACTION, que mistura bem rock e ópera. Curtinha, mas uma experiência que não deixa de ser curiosa e interessante.

Abrindo o lado B, a ótima General Public com uma das canções new wave que mais curtia: TENDERNESS. O General Public era uma banda inglesa que fazia um new wave muito bom, mas que não sobreviveria por muito tempo. TENDERNESS estourou no Brasil em 85… O teclado que abre a faixa é sua marca registrada. Ótima também é a versão 12 polegadas…

A segunda é outra clássica com uma de minhas bandas favoritas… THE POWER OF LOVE, com Huey Lewis & The News, foi o tema da segunda parte de De Volta Para O Futuro, com Michael James Fox. É um rock delicioso que estourou no mundo inteiro… A versão extended começa com as cornetas do arranjo e já foi tocada por Julinho Mazzei no Radio Flight…

A terceira é uma babíssima que fez parte da trilha da novela Hipertensão da Rede Globo. Century e LOVER WHY tocou que nem água e fez muita gente se apaixonar… Mas, não foi o meu caso. O apelo popular dessa banda me lembra muito as duplas e cantores sertanejos de hoje… Seria o Century o precursor de toda essa descartabilidade das canções pop de hoje?

A próxima vem trazer de volta o disco mpara um nível melhor… Glenn Frey abre YOU BELONG TO THE CITY com um solo de sax muito bonito… É uma balada muito gostosa e que tocou bastante, felizmente.

A quinta desse lado B é Diana Ross com a participação dos Bee Gees, na bonita EXPERIENCE. Esta faixa faz parte de um disco de muito sucesso de Diana chamado Eaten Alive. Arranjo simples e comercial, mas Diana tem sangue da Motown, o que faz com que uma mera canção comercial fique melhorada só por estar interpretada por ela.

A penúltima do disco, e desse lado, é com Ray Parker Jr., na também comercial GIRLS ARE MORE FUN. A música fez algum sucesso, tendo feito parte do álbum Sex And The Single Man, chegando ao trigésimo quarto posto no Hot 100 da Billboard.

Fechando o disco, Lorraine McKane e a hi-energy, mais lenta, LET THE NIGHT TAKE THE BLAME, que havia sido lançada dois anos antes, em 1984. Trata-se de uma canção muito influenciada pelo final da era disco, mas que tem um estilo que agradou muitas pistas de dança e programas de rádio. Fez sucesso em alguns poucos lugares do mundo, e no Brasil passou discretamente.

O pay-list resumido é o seguinte…

Lado A: 1. Wham! (I’m Your Man) 2. Simple Minds (Don’t You ‘Forget About Me’) 3. Sting (If You Love Somebody ‘Set Them Free’) 4. The Cars (Tonight She Comes) 5. The Smiths (The Boy With The Thorn In His Side) 6. Robin Gibb (Like A Fool) 7. Dollie De Luxe (Queen Of The Night/Satisfaction)

Lado B: 1. General Public (Tenderness) 2. Huey Lewis & The News (Power Of Love) 3. Century (Lover Why) 4. Glenn Frey (You Belong To The City) 5. Diana Ross (Experience) 6. Ray Parker Jr. (Girls Are More Fun) 7. Lorraine McKane (Let The Night Take The Blame)

E pra baixar um aperitivo destas canções que compõem este disco, clique no link abaixo e volte no tempo…

APERITIVO MUSICAL – HIT PARADE ’86

26 comentários sobre “LP’s Clássicos – Coletânea Hit Parade ’86…

  1. Acessando pela primeira vez o blog…que legal! Tenho esse disco e outros q vc mostrou aqui e muito bacana seus comentários…continue colocando coisas legais para a gente ver. Bom fim de semana.

  2. Ed, como vai? Tentei responder por e-mail, mas deu algum erro. Não tenha dúvidas que anos 80 é fundamental em meu playlist, coleciono meus vinis daquele tempo e descobri aos poucos o quanto está incompleta, pois a tecnologia atual me mostrou que o poço oitentista era mais profundo e ainda mais envolvente. Não preciso dizer que o Blog do Ed está em meus favoritos e indicarei para outros malucos por essa época tão mágica…e te digo, pobres coitados os que se limitam a ouvir anos 90, com todo o “remelixo” (axé e derivados) que poluiu as rádios e ainda deixou sequelas graves até os dias de hoje. Para você também, um grande abraço e até o próximo comentário !!!!

  3. OLÁ ED.
    POR FAVOR ME RESPONDA UMA PERGUNTA: É POSSÍVEL EU GRAVAR ESSE DISCO HIT PARADE 86¨ EM UM CD ATRAVES DESSE SEU BLOG ?

  4. ed me ajuda a achar aonde posso fazer download da music TENDERNESS General Public.. ja tentei mas não consigo achar abraços!

  5. Caro Amigo Aficionado Pela a Época de Ouro, Eu vos Parabenizo Por Tamanho Conhecimento Que Vc. Dessa Década Que Deixa Muitas Saudades, e Quero Lhe Dizer que Apesar de Nos Ter Envelhecido as Nossas Lembranças Continua do Mesmo Jeito da Época Passada Parabens Por Esta Ilustração do Hit Parade 86

  6. Ed Vc é um conhecedor e divulgador da melhor época do mundo, vivi aquele movimento, eu chegava a gravar 10 fitas k-7 por semana, com minhas músicas favoritas, de The Smiths a Duran Duran, de Legião a Gang 90, eu tinha tudo, hoje estou tentando conseguir uma parte dessa epoca maravilhosa, maravilhosa a ajuda que vc nos propociona com essa jóia que é o hit parade 86 clássico – eu tinha um disco chamado encha sua cabeça de rock outra perola dos anos 80 – Toto,Quiet Riot,valeu grande ED

  7. Gostei muito do blog. Sinto-me reconfortado por saber que o bom gosto não morreu. Parabéns. Estarei sempre por aqui.

  8. Fala aí Ed!!!
    Aqui quem te fala também é o Ed.
    Me ajuda, como eu consigo baixar as músicas dos LP’s Hit parade 86, encha sua cabeça de rock I e II?
    Como todos em seu blog, também sou fã desta época, que, sem demagogia foi a melhor em qualidade do rock, tanto nacional quanto internacional.

    Tenho vários LP’s desta época, mas eu era fissurado nestas músicas e infelizmente os discos estão muitos riscados para tentar uma cópia via CD.

    fico no aguarndo.

    Ed Brossi

  9. oi amigo tudo bem com você, descobri o seu site e adorei e venho através desta fazer uma correção a música lover why do century fez parte da novela TI TI TI e que tem a abertura do metrô em 1985. obrigado.

  10. Ser sofisticado não é gostar do novo, é saber o que é eterno bom gosto e revelá lo a outros, parabéns pela postagem.

  11. Oi. Existe um disco chamado hit parade dessa mesma época, só qie a capa é um sanduiche. não encontro e queria muito. só sei que no disco tem uma musica chamada I need your love. deve ser entre 1977 e 80. se souber de algo me responda. Grata Eliana

    1. Prezada,

      Tb estou procurando por esse disco, ou pelo menos pela listagem das faixas….se já tiver encontado me avisa, se eu achar tb te avisarei.

      Juscelino B Lima.
      Recife 34 anos.

  12. Costumo falar para meus amigos que quem nao viveu nos anos 80 nao teve adolescência.
    Hit parade 86 eu tive e se houvese um “assalto” (Era assim que chamava-mos as festas que davamos em casa ou na garagem) esse LP fazia o maior sucesso e todos queriam grava uma fita cassete pra ter esses sucessos em casa. Quando via meus pais em sua nostalgia lembrando de Beatles e outros de sua época eu os recriminava, ora, não sabia eu que anos mais tarde (HOJE) sou eu o recriminado por ser tão nostálgico aos anos 80 onde tive uma feliz adoloscência sem ter nunca precisado de drogas para curtir uma festa.
    Parabéns pelo blog que o achei procurando no google por HIT PARADE 86.

  13. É tempos que nao voltam mais,isso que é musica nao é esses créu da vida nos dessa época aproveitamos a vida pra valer saudades

  14. grande Ed , continuo garipando músicas 80’s Conseguir recuperar meu disco Hit Parade 86 esta novo em folha remasterizei e copie para CD, tá uma jóia, quem tiver o disco encha sua cabeça de rock 1985 (play list e fotos da capa e conta-capa)fazemos negócio

  15. sera que poderia me dizer em que cd do hit parade tem a musica do duran duran e o nome da musica desde ja agradesso obrigado !

  16. Gente, como era bom esse tempo, né?? Ouvir essa músicas é como voltar àquela época maravilhosa, que a gente dançava e curtia pra valer!!!
    Hoje em dia, ti sai pra danças e só ouve techo, parace que está dançasndo sempre a mesma musica… Ninguém merece!!!!!!!!!
    Não houve trilha como a da nossa época!!!!!
    Tanto nacional, quanto internacional!!!!!!!!!!!!
    Um beijo em todos!

  17. Eu tenho não somente o classico LP como tenho também em uma fita VHS o comercial do dito disco, qualquer dia eu posto no youtube.

  18. nossa!!
    eu era adolescente nesta epoca e este disco era meu sonho de consumo… nunca pude comprar e anos mais tarde contrei numa loja de usados!!
    uma verdadeira perola daqueles tempos que as radio realmente tocanvam mais pop-rock

    estou procurando entrar em contato com poas que gostam e conhecem a musicas deste tempo p/ trocar informacao…

    no moento estou pensando num video clipe de uma musica chamada “Moster” , acredito que era de ay Parer Jr e tinha um clipe muito bacana com umas massinhas de modelar.. nao consigo encontrar a musica e e’ triste porque fica so’ na minha cabeca …

    abracos a todos

    1. o ed eu quero encontar uma musica q canta assim, quer dizer eu nao sei cantar ” camorguento uooo camorguento……….e aí me ajuda rsrsrs

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s