fogosmore.jpg 

Amanhã 2007 vai embora! Como todos os anos, este vai deixar muitas lembranças… A questão é qual o saldo destas lembranças? Positivas ou negativas, o mais importante é que sobrevivemos… E com música!

Meu balanço de final de ano foi muito bom: terminei 2007 com um número de amigos maior que em 2006! E vocês, frequentadores desse blog, se incluem neste grupo!

Em 2008, estaremos de cara nova e, atendendo a pedidos, com arquivos comprimidos a 128 Kbps… Além, claro, das re-postagens solicitadas, das maiores remixes, das lentinhas… Vai ser bom demais!

Fechando essa trinca de especiais de final de ano, um show com canções nacionais deliciosas… Todas em versões ao vivo…

Abrindo, Cláudio Zoli e a ótima LIVRE PRA VIVER… Uma versão moderna e com um arranjo mais sofisticado que a original de 1987. Zoli é carioca de São Gonçalo e era chamado de ‘príncipe do soul’ à época de sua banda Brylho. O cantor acompanhava ensaios de Tim Maia e Cassiano na década de 70 e foi altamente influenciado pela música de Marvin Gaye. Com todo esse conjunto, certamente temos um grande compositor que fez música pra muita gente boa… É um de meus vocalistas preferidos porque canta com alma e tem muito swing… LIVRE PRA VIVER fez sucesso e tem um clima muito positivo, com uma pitada do soul brasileiro setentista…

Seguindo, Blitz e a clássica VOCÊ NÃO SOUBE ME AMAR. Evandro Mesquita não tem fugir dos recorrentes revivals sobre a banda que anos após ano acontece… Eu fui uma testemunha do sucesso original da banda em 1982… Tenho até hoje todos os discos da primeira formação e ainda me alimenta muito a diversão despojada da banda. A Blitz foi um marco no pop… O show (ainda agora) é uma catarse pra quem se deliciou com tantos sucessos. VOCÊ NÃO SOUBE ME AMAR é teatral… É nostalgia… É bom humor!

A terceira é meu conterrâneo Djavan com a ótima TE DEVORO… Essa é uma de suas melhores canções mais recentes. Uma das remixes de TE DEVORO tem uma sugada de Jocelyn Brown (SOMEBODY ELSE’S GUY) maravilhosa… Trata-se de uma melodia muito suave, apesar de seu arranjo eletrônico. Djavan é um motivo de orgulho, especialmente pra os alagoanos… A simplicidade de suas composições, aliada à sofisticação poética de suas letras, o tornam ímpar… TE DEVORO foi uma das maiores responsáveis pela diversificação das gerações que apreciam o trabalho do cantor.

A quarta faixa desse set especial de virada de ano é com Roupa Nova… CANÇÃO DE VERÃO é muito bucólica e tem um gostinho de tudo que tocava em rádio lá pelos idos de 1980… O estilo pop de Roupa Nova naquela época era muito mais consistente, apesar de ter um apelo comercial muito bom… Essa versão ao vivo faz parte do repertótrio de seus últimos e é uma de minhas favoritas… Adoro o sax que fecha a faixa…

Seguindo temos Lulu Santos e uma versão pra BETE BALANÇO do Barão Vermelho. Essa canção dispensa comentários pois sobreviveu ao escudo do tempo. Lulu Santos, desde seus shows mais antigos, sempre tocava trechos dessa pérola junto com ADIVINHA O QUÊ. Aqui, a versão inteira com um solo de guitarra bem ao estilo do cantor.

A penúltima faz parte do último DVD do Cidade Negra, gravado em agosto de 2007 e chamado Diversão… Aliás, um disco que vale a pena ser comprado. Nele a banda regrava vários sucessos de outros cantores no estilo de reagge que consagrou o grupo. Aqui, catei  A LUA E EU, numa versão lindíssima e com ótimos vocais de Toni Garrido. O show é muito bom e tem um repertório que resgata canções de Pepeu Gomes, Paralamas do Sucesso, Belchior e Chico Buarque, além de outros. Essa versão tem overdubs maravilhosos… Vale a pena ter e curtir muito.

Fechando esse módulo de 29 minutinhos e 48 segundo, temos a versão ao vivo de COLOMBINA com Ed Motta. Esta deliciosa canção, com cara de anos 80, é uma parceria do cantor com Rita Lee que eu adoro demais. Essa versão faz parte do show do cantor lançado este ano. COLOMBINA é uma música pop mas com sofisticação suficiente para durar muitos anos… Sua letra carnavalesca serve de combustível para que em 2008 tudo sempre seja positivo…

Quero mais uma vez agradecer a todos os cliques que foram registrados em nosso blog. Toda essa viagem musical tem como objetivo maior resgatar todas aquelas emoções que alimentaram nossas vidas… FELIZ 2008 e obrigado por toda a amizade que vocês me proporcionaram!

ANO NOVO NO BLOG 3

Um comentário sobre “Show nacional da virada no blog…

  1. Grande Ed, lindo , lindo , ouvi e gostei de mais , versões exclusivas, pra você ver como antigamente as cançoes não tinham maldade nenhuma .
    Djavan , Blitz ao vivo é 10, lembro-me bem desta época tinha um colega que gostava muito dessa música , isso em 1984 ou 85 ou seria 1983 bom não me lembro ao certo só sei que essa música fez muito sucesso , Ed Motta então , Roupa Nova, são muito bons, são músicas que podemos ouvir sempre sem enjoar , obs. só não gosto muito do Lulu Santos, apenas uma ou outra música .
    Abraços , e muita saúde e muita paz e que em 2008 continuemos a ouvir e curtir boas músicas .
    Reinaldo Lima

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s