euprometo.JPG 

Eu Prometo foi a última novela do horário das 22 horas na Rede Globo. Uma trama política que estava recheada de grande sucessos em suas trilhas. Foi ao ar entre setembro de 1983 e março de 1984, tendo sido o último trabalho em vida da escritora Janete Clair.

A trilha sonora internacional traz grandes hitmakers da década de 80, como Chaka Khan, Rita Coolidge, Lionel Ritchie, Sheena Easton e Chris Rea.

Na primeira faixa do lado A, temos o perfeito casamento das lindíssimas vozes de Roberta Flack e Peabo Bryson na bela TONIGHT I CELEBRATE MY LOVE. Uma melodia suave que parece ter sido composta pelas vozes de Roberta e Peabo. Acho a subida dessa canção uma das mais românticas. Experimente ligar pra alguém especial com TONIGHT I CELEBRATE MY LOVE ao fundo…

Depois temos uma das ex-vocalistas da banda ABBA. Agnetha Faltskog, a loirina que pôs sua incrível voz em THE WINNER TAKES IT ALL, nessa época, havia se lançado em carreira solo e emplacou a eletrônica WRAP YOUR ARMS AROUND ME em rádios do mundo inteiro. Uma balada com produção inspirada no estilo radiofônico europeu. Agnetha tem uma das vozes mais marcantes do final dos anos 70 e início dos anos 80.

A terceira é a ótima TELEPHONE (LONG DISTANCE LOVE AFFAIR) com Sheena Easton. Pop esmerado pra tocar em rádio… Eu curtia demais o refrão e aqueles teclados oitentistas. Jurava que não havia remix dessa música… Minha grata surpresa foi encontrar a doze polegadas, renovando ainda mais minha atração por essa canção.

Seguindo, uma banda que continua fazendo música boa ainda hoje… Orchestral Manoeuvrers In The Dark, ou simplesmente OMD, tem uma das melhores produções da década de 80. SOUVENIR tem teclados maravilhosos que fizeram essa música tocar bastante em programas noturnos. Uma das grandes influências do OMD foram os alemães do Kraftwerk, apesar de serem bem mais melódicos…

A quinta é um dos grandes clássicos das praias e dos verões da década de 80. Era uma festa dançar Righeira e VAMOS A LA PLAYA. A banda é divertidíssima e merece ser vasculhada ainda hoje…

Temos, então, a penúltima do lado A… Stacy Lattisaw tinha uma das carreiras mais promissoras do início dos anos 80, e MIRACLES, uma balada deliciosa, já havia recheado as paradas da Billboard quando chegou ao Brasil… Os vocais completamente rhythm & blues de Stacy fizeram bastante sucesso, especialmente pelo fato de ela sequer ter completado vinte anos quando estourou… Ela começou a gravar em 1979 com 12 anos, sendo produzida por Van McCoy. Até a música adolescente tinha mais qualidade.

Fechando este primeiro lado do disco, Torch com BUILD ME UP BUTTERCUP, um rockinho bem ao estilo de Elton John. Deliciosa…

Abrindo o lado, outra clássica das rádios, com um de meus artistas favoritos. Taco tinha um estilo muito bom e regrava grandes clássicos da década de 30, 40 e 50 da música americana. PUTTIN’ ON THE RITZ foi gravada originalmente por Fred Astaire e era um delírio pra mim. O estilo largado dos vocais e a melodia composta por Irving Berlin são fantásticos. O álbum After Eight, original de 1983, merece ser comprado… Uma curiosidade é que Taco nasceu em Jakarta, Indonésia.

Seguindo, a divina Rita Coolidge e uma canção que foi um dos melhores temas de 007… ALL TIME HIGH tem um arranjo crescente até o refrão, repleto de cordas e piano, e que dão ainda mais prazer à voz perfeita de Coolidge. O sax que abre a canção é de arrepiar…

A terceira deste lado B é um tesouro esquecido de Chaka Khan… Eu sempre achei que NO SEE NO CRY fosse uma sobra de estúdio… Pelo menos a produção bem comercial me dava a impressão de ser uma faixa pra completar disco. O tempo foi passando e aprendi a adorar essa música. Acredito que seja pelo fato de ela ser datada e só tocar aqui em casa.

Depois temos o rei das baladas Lionel Ritchie com a bela e ótima pra dançar MY LOVE… A voz de Ritchie é incrível pra músicas assim… É impossível ter vivido aqueles anos e não ter dançado uma lentinha desse cara…

A quinta é uma raridade… Engraçado, mas é. Trata-se de uma banda chamada Gazeta e a regravação de I LIKE CHOPIN. A versão original desse clássico é com Gazebo, mas, acredito que por problemas da Som Livre com direitos autorais, tenha feito a opção por essa regravação. Foi a versão que me fez conhecer I LIKE CHOPIN. A gravadora RGE lançava muitos grupos e cantores em compactos bem mais baratos que os originais. Gazeta foi um deles… Engraçado é que essa versão tem um sabor especial pra mim… Ouço e consigo voltar pra um ônibus de uma excursão que fiz a Fortaleza em 1983.

A penúltima desse lado B, e do disco, é uma outra canção que ainda escuto muito até hoje. Gosto muito da voz rasgante de Chris Rea nesse rock road… I CAN HEAR YOUR HEARTBEAT tem um ritmo de estrada que eu adoro… Mais um ótimo vocal de Rea. Quem curtir, sugiro conhecer também a remix.

Fechando, mais uma grande balada com as vozes de Freddy Cole e Sheila Richards. PRETENDING mostra o porquê do sobrenome Cole de Freddy. Lembra demais a voz aveludada de Nat King Cole. Trata-se do irmão mais novo dele… O tio de Natalie Cole… What a family! Sorte nossa…

Agora basta clicar no link abaixo e adquirir mais um motivo com pouco mais de 21 minutinhos pra lembrar de 1983!

APERITIVO MUSICAL – EU PROMETO INTERNACIONAL

5 comentários sobre “LP’s Clássicos – Trilha Sonora da Novela Eu Prometo…

  1. Vou resumir em poucas palavras… Como diz um apresentador de televisão que agora não lembro o nome “Simplesmente um Luxo.. Valeu Edd vc sempre nos Surpreendendo. Um abraço!!

  2. Grande Ed,
    ficou ansioso esperando qual vai ser a novidade, e acabo realmente tendo uma surpresa com o bom gosto e a aula d música. mas uma brilhante coletânea.
    abraços!

  3. PORRA SACANAGEM DO CACETE PUTA Q U PARIU………. PENSEI QUE ERA O CD INTEIRO DO EU PROMETO INTERNACIONAL!!!! PROCURO A MAIS DE 20 ANOS PRA PEGAR ESSE APERITIVO VAO TOMA NOS CU!!!!

  4. Peço por gentileza que me indique onde posso ouvir ou baixar a versao da musica de i like chopin da banda gazeta

    Grato !

  5. bicho tô querendo baixar este disco e não consigo se voc~e encontrar este disco para baixar entre en contato comigo. obrigado

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s