LP’s Clássicos – Trilha Sonora da Novela Pão Pão Beijo Beijo…

paocdint1.jpg

Durante os próximos dias estarei postando alguns aperitivos musicais de algumas trilhas sonoras de novelas da década de 80… Quem curtir, basta dar uma passadinha aqui no blog. Vamos abrir o baú com a trilha sonora da novela Pão Pão Beijo Beijo…

Eu sempre apreciei muito essa capa de disco… Desde a época de seu lançamento, adoro o colorido e a expressão de paquera da foto. E pensar que isso faz mais de 20 anos.

Pão Pão Beijo Beijo era novela das seis da tarde com uma trilha sonora que trazia alguns sucessos datados, mas que também trouxe grandes músicas…

A primeira do lado A, trazia a ótima new wave WAITING FOR A TRAIN dos australianos do Flash & The Pan, que, lançada em 1982, curiosamente fez muito sucesso somente no Brasil. A banda começou em 1976 como uma espécie de projeto de estúdio, capitaneado pelos compositores Harry Vanda e George Young, e durou até 1988. Existem inúmeras versões dessa ótima canção… Fez muito sucesso em pistas de dança e tocou bastante em programas de rádio.

TOTAL ECLIPSE OF THE HEART, com Bonnie Tyler, dispensa maiores apresentações por ser uma das baladas mais tocadas na década de 80. Muito regravada, a canção tem uma particularidade interessante: está entre as músicas com maior duração a chegar ao topo das paradas. Tem quase 7 minutos… Até a Som Livre prensou ela inteirinha no vinil da novela, ao contrário de sua regra geral, que era contar com canções na marca de 3 a 4 minutos…

A terceira, ainda no lado A, trouxe de volta KC & The Sunshine Band e a deliciosa YOU SAID YOU’D GIMME SOME MORE… Eu adorava o estilo frenético desse balanço, com todos os seus teclados, baixos e bateria eletrônica. Uma canção alegre e agitada, pra confrontar as baladinhas anteriores do grupo… Certamente, eu prefiro esta.

Jennifer Holliday, cantando a negérrima AND I AM TELLING YOU I’M NOT GOING, é a próxima canção, e define muito bem o nível das trilhas sonoras da década de 80. Música classuda com um show nos vocais e nos arranjos… Tinha gente muito boa fazendo a seleção desses repertórios. Essa é uma música madura que ficou presa à época em que foi lançada, mas ainda dá um gosto danado curtir novamente… Em 2001 essa canção ganhou remixes de Ralhi Rosario, lançado pelo selo Tommy Boy.

A quinta do lado A é a ótima HIP HOP BE BOP (DON’T STOP) com Man Parrish… Adorava o clima de street music do arranjo dessa música, bem no estilo de PLANET ROCK, porém num ritmo um pouco desacelerado. Quem curtiu o ano de 1983, certamente lembra do frisson que as coisas do rap ameticana faziam nas programações das rádios. Era uma modernidade muito gostosa.

Seguindo, temos a baladinha IF YOU WERE MY LADY com Glenn Campbell e Diane Solomon. Uma lenta com aqueles arranjos de piano e voz que infestavam maravilhosamente as noites dos corações apaixonados… Eu era um deles!

Fechando o lado A, I WILL FOLLOW HIM com Claudja Barry, que fez muito sucesso em 1982. Esse balanço tem muito das produções da disco music da metade dos anos 70, num estilo bem europeu. Aliás Claudja ainda continua gravando…

Abrindo o lado B, um rock que tocava demais… Shakin’ Stevens fez da balada GIVE ME YOUR HEART TONIGHT uma constante presença nos playlists das principais emissoras de rádio do Brasil. Sua abertura era marcante e uma ótima solução pra animar bailinhos colegiais, regados a ponche e petiscos com azeitona, queijo e salsicha… E a gente se divertia muito!

Seguindo, temos a pequena Nikka Costa com a bonita e suave balada FIRST LOVE. Filha de Don Costa, produtor e arranjador de gente como Paul Anka, Tony Bennet e Dinah Washington, a pequena cantora frequentava o estúdio do pai, dividindo espaço com gente como Quincy Jones, Sly Stone e Sammy Davies Jr. Suas baladas tinham uma produção muito baseada em piano e violão, permeados por arranjos de cordas muito sutis. Uma coisa muito marcante na década de 80… Eera o estilo deliciosamente adocicado das canções de amor, especialmente aquelas que tocavam em rádio e nas trilhas das principais novelas.

A terceira do lado B é uma das minhas canções favoritas: REACH OUT (I’LL BE THERE) com o mágico Narada Michael Walden. Na verdade essa é a melhor regravação pra esse musicão dos anos 60. A produção é muito vigorosa e tem até um certo nervosismo em seus arranjos. Fez muito sucesso em pistas de dança no Brasil e tem a versão inteira no próprio disco original. Ainda lembro de Giancarlo Secci lançando essa música num de seus Dancing Nights.

A quarta foi uma das canções que teve sucesso instantâneo e sumiu. SAVE YOUR LOVE, com Renée & Renato, tem a cara de produções italianas. Digamos, uma música grotesca…

A próxima é uma típica faixa fadada a arrasar corações… Piegas, suave e com os vocais apaixonados de Edward Reekers, THE WORDS TO SAY I LOVE YOU foi tocada demais nas seções de lentas de festinhas.. Eu mesmo devo ter dançado essa música algumas dezenas de vezes… Tive êxito em algumas situações, mas, não posso negar, a música era pegajosa demais…

A penúltima desse lado, e do disco, é outra balada… Ferr Kinney tem um timbre vocal muito parecido com Stephanie Mills e DON’T MAKE ME WAIT funcionava muito bem pra dançar coladinho. Uma das coisas que mais me divirto lembrando dessa época, é a denominação de ‘mela-cueca’ que um amigo meu usa pra definir uma canção lenta…

Fechando o disco, uma canção realmente linda, num estilo romântico mais maduro e que pede um bom drink. MISTY BLUE com Dorothy Moore ainda surge com frequência nas programações de rádios que tocam flash-back. Essa música foi lançada originalmente em1976, mas voltou com força na trilha da novela. Uma canção que traz muitas lembranças…

As trilhas de novelas são ótimas referências de sua época. Delas constam sucessos ou pequenos tesouros que alimentaram muitas sensações daqueles que viveram aqueles anos. Todas memórias que carregamos sempre fazem com que melhoremos… O presente é o mais importante, mas nunca podemos deixar de lado o fato de que viemos do nosso passado… Revivê-lo é revigorante muitas vezes, e faz o futuro ser mais desejado e o presente mais adorado…

No link abaixo, um aperitivo dessa ótima trilha sonora…

APERITIVO MUSICAL – PÃO PÃO BEIJO BEIJO INTERNACIONAL

26 Comments

Add yours →

  1. Grande EDD olha parabens por esses aperitivos musicais que alem de muito legais em ouvir vem sempre com a História muito legal um abraço para vc e para todos que freguenta esse Blog valeu gente….

  2. Ed,
    mais uma vez show de bola a sequencia e a grande aula musical. vou esperar ansioso as coletaneas de vinis pq sei q muitos discos de novelas traziam verdadeiros sucessos. ateh hoje tenho alguns deles.
    valeu!

  3. Luciano Kampf 21/10/2007 — 6:53 pm

    Blog maravilhoso! Ainda mais por lembrar agumas trilhas sonoras inesquecíveis, como essa. Quando Pão Pão Beijo Beijo passou eu tinha 5 anos, lembro da novela, mas não muito das músicas (só de Menina Veneno). Não sabia que a trilha internacional dessa novela era tão boa! Coloque da Gata Comeu!

  4. claudinha pity 25/01/2008 — 10:07 pm

    Parabéns! as trilhas de novelas dos anos 70 e 80 são maravilhosa. Outra trilha que eu adoro é da novela A Gata Comeu.Um grande abraço

  5. Hélia Kàtia 15/03/2008 — 5:01 pm

    Oi Ed, que delícia saber que podemos acessar essas preciosidades. Gostaria muito de saber se é possível adquirir as musicas da Novela Pão Pão beijo beijo. Fez parte da minha infância demais. Valeu.

  6. Puxa vida! que saudades me deu quando li, lembro da novela Pão pão, beijo beijo como se fosse ontem, eu tinha 15 anos e estava no meu primeiro amor. São musica que marcaram muiro minha adollescencia, principalmente “Menina Veneno” do Ritchie. Adorei!!!

    Abraços.

  7. ANGELO MIQUELAÕ FIHLO 24/04/2008 — 11:21 pm

    grande Ed! cara vc se superou desta vez!!! É realmente muito legal ter gente como vc, que tem esse gosto tão apurado para a boa musica. parabens Ed! continue assim e nós estaremos sempre dando uma passadinha por aqui e aproveitando para reviver os bons momentos da musica. Um abraço pra você e toda a turma que se liga na boa musica. tchau!!!!!!!!

  8. Ed, cara, fantástico!
    Eu sou locutor da rádio de Porto Seguro.
    Essa novela tem uma trilha fabulosa.
    Gostaria muito de saber se você tem uma cópia para me enviar. Podemos fazer a transação on line.
    Por favor, Ed!

    Abraços,
    Flávio Porto

  9. COMO POSSO ADIQUIRI O CD INTERNACIONAL DA NOVELA PÃO PÃO BEIJO BEIJO

  10. rosana rodrigues 27/06/2008 — 12:04 am

    quero gravar o cd internacional da trilha sonora da novela pão pão beijo bbbeijo como faço.

  11. ANGELO MIQUELÃO FILHO 30/06/2008 — 12:38 am

    DEMOROU, MAS EU ENCONTREI AS MUSICAS DESTA NOVELA: PÃO PÃO BEIJO BEIJO! NA VERDADE A QUE EU MAIS QUERIA ERA “THE WORDS TO SAY I LOVE YOU” DO EDWARD REKEERS, E COM A COLABOARAÇÃO DO NOSSO GRANDE “ED” QUE ROLOU UM POUQUINHO DE CADA MUSICA, EU GRAVEI E COM O CD NA MÃO MOSTREI PARA UNS AMIGOS E LOGO ESTAVA MONTADO UM CD INTEIRO, O SOM NÃO É DOS MELHORES! ISSO PORQUE TIVEMOS QUE REMASTERIZAR DO VINIL E ESTE ESTAVA UM POUCO SUJO E ARRANHADO, MAS VALEU A PENA. angelomiquelao@bol.com.br

  12. ANGELO MIQUELÃO FILHO 30/06/2008 — 12:51 am

    O Ed, eu esqueci de te agradecer! Muito obrigado, graças a vc eu consegui montar o meu cd da novela hora mencionada, valeu amigão! vc é pedra 90! Angelo….

  13. fala aí galera beleza !!

    alguem sabe o nome de uma música de charme que é +ou- assim
    summer hit summer way summer love and celebrate
    meu inglês é péssimo ah é uma mulher que canta ! VALEU ABRAÇO

  14. Rebecca Vaudeville 24/02/2009 — 4:10 am

    Que recordação linda. Pão Pão Beijo beijo foi a primeira novela que assisti e não sabia que a trilha era tão boa.

  15. eu sou apaixonada pelo lp desta novela goatari de encontrar o cd!!!

  16. Muito bom sua postagem.Nesdse tempo as trilhas sonoras de novelas eram ótimas,ao contrário de hoje.

  17. Ed,
    Lembrar não é um retrocesso, muito menos é deixar de viver. É buscar aquela sensação de alegria, felicidade e curtição à vida que antes existia. PARABÉNS para vc e a todos que curtiram e gostam dessas músicas.Quero sempre receber essas pérolas do tempo. isaacn007@pop.com.br

  18. SÉRGIOEURIKO 04/09/2009 — 7:08 pm

    Ed,,,,,esse blog é sensacional eu estava já pirando, não conseguia encontrar as musicas desta novela,,,parabéns, parabéns mesmo pelo blog,,,,,maravilhosoooooooooooooo,,,,,,,,,só tem musicas inesqueciveis nesta novela,,,,,,sucessooooooo pra você,,,,,sempreeeeeee?????????

  19. Muito boa essa trilha!

  20. parabens,gostei demais…
    pensei que nunca mais ouviria essas cançoes!!!!!!!!!!!

  21. gotaria de receber a trilha sonora internacional da novela pom pom o beijo beijo ……

  22. geraldo dangelis 17/06/2011 — 10:04 pm

    gostaria de saber o nome da musica que tocava nesta novela, a letra era asssim ” guarde o seu amor so para mim, nas noites de verao e ceu azul”….. obrigado.

  23. NÃO GOSTEI QUANDO VOCE FALOU MAL DA MUSICA DE RENE E RENATO POIS ESSA MUSICA É MUITO BONITA .AINDA OUÇO MUITA

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: