closetoyou.jpg 

CLOSE TO YOU é uma canção que sempre fez sucesso! Desde 1970, quando foi lançada pela primeira vez, até recentemente… Todas as versões, normalmente, são muito bonitas somente pelo fato de fazerem referência à original.

Neste primeiro especial de uma nova saga de nosso blog, escolhi a versão da falecida Gwen Guthrie pra gente curtir junto com a versão original dos Carpenters. Esta primeira versão  foi construída numa base que parece bem simples, mas na verdade é uma das construções melódicas mais bem elaboradas de Burt Bacharach, pra deliciosa letra de Hal David. Aliás, essa linha melódica de CLOSE TO YOU se assemelha muito à de THIS GUY’S IN LOVE WITH YOU, também de Burt Bacharach.

O riff de piano parece nos guiar ao paraíso de um arranjo lindamente embaraçado pela harmonia vocal de Karen e Richard. A música é um pop standard mundial e foi regravada por um monte de outros cantores e grupos, mas a primeira versão ainda não conseguiu ser vencida.

Em 1986, Gwen Guthrie, no seu disco Good To Go Lover, regrava CLOSE TO YOU num estilo que animou muitas pistas de dança. A música foi o single do disco já em 1987, alcançando o posto de número 69 na parada de rhythm & blues da Billboard.

Nesse especial, os Carpenters vêm com a versão lançada no disco original de 1970, e que é um pouco maior que a versão comercial. A versão do disco tem 4:33, enquanto a versão single, e que faz parte de quase todas as coletâneas da dupla, tem 3:40… Um deleite pra gente que, assim como eu, é fã dessa pérola…

A versão de Gwen Guthrie também não é a comercial, mas sim a extended, lançada no single 12 polegadas de 1987… Raridade, também!

E que tal curtirmos agora estas duas versões num duplex musical de luxo, começando com Carpenters, e logo em seguida Gwen Guthrie?!

Enjoy!

ORIGINAL E CÓPIA – (THEY LONG TO BE) CLOSE TO YOU

Um comentário sobre “Original e cópia – (They Long To Be) Close To You

  1. Falae Ed, as duas musicas são the best , mas a segunda é bem o estilo de música a la Julinho Mazzei , e também gosto demais .
    Valeu , até mais
    Reinaldo Lima

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s