transas-e-caretas.jpg

Eu sou de uma geração que tinha como fonte de boa música, nacional ou internacional, as trilhas de novelas e as boas coletâneas… Nesse aspecto, os anos 80 foram peculiares demais.

Em um tempo onde não existia a Internet, era muito oneroso conseguir algo importado, e as trilhas sonoras, especialmente as internacionais, funcionavam como um grande canal pra poder curtir o quê estava tocando lá fora…

Tivemos trilhas clássicas, como as das novelas Água Viva, Sol de Verão, Final Feliz, Pão-Pão Beijo-Beijo, Eu Prometo, Nosso Louco Amor, etc. Escolhi uma delas, mas certamente outras virão…

Transas e Caretas era novela das sete em 1984 e sua trilha sonora trazia muita coisa que já era batida em rádio e nas pistas de dança das boates da época. Foi ao ar de janeiro a julho daquele ano e foi escrita por Lauro César Muniz.

Abrindo temos uma das mais belas versões de LET’S STAY TOGETHER, com Tina Turner, e que foi originalmente gravada por Al Green na década de 70. Trata-se de uma canção com um belo arranjo vocal e o incrível teclado inicial. Quem viveu, deve lembrar do quanto essa música tocava…

Seguindo outro hino das FM’s de então… Rick James e Smokey Robinson e a deliciosamente feita pra dançar EBONY EYES. Um arranjo feito sob medida pra a voz forte de Rick e o lindíssimo falsete de Smokey…

A terceira é M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A! Até hoje ainda me impressiona a beleza de YAH MO BE THERE com James Ingram e Michael McDonald… Um arranjo que me apaixona e um refrão poderoso e que fala de ninguém menos que Deus… Ah se toda música religiosa tivesse essa roupagem.

Depois temos uma das lentas mais nostálgicas pra mim. Cynthia Rhodes e a deliciosa FINDING OUT THE HARD AWAY… Essa dispensa comentários. É muito bonita e romântica pra quem sabe o quanto é bom curtir o amor…

Na sequência, uma música que tocou bastante em rádio e nas pistas da época. GIMME A LITTLE SIGN com Kenny James é um balanço muito gostoso com um refrão com cara de festa…

A sexta faixa é uma lenta que fez parte da trilha sonora do filme Footlose, e tocava em todos os bailinhos e festinhas… Era uma das lentas preferidas da época e jé fez parte de uma de nossas sequências de lentinhas. Ann Wilson e Mike Reno maldaram ao fazer ALMOST PARADISE…

A sétima, e última do que seria no disco o lado A, é Jean Michel Jarre e um dos instrumentais de maior sucesso no Brasil, SOUVENIR OF CHINA… Lembro que essa canção era tema da parte futurista da novela, e tem muito de moderno pra época, com um arranjo cheio de efeitos e muitos sons de teclados.

A oitava eu curtia demais… TALKING IN YOUR SLEEP, com Romantics, fez parte de um comercial da Cofap e era uma presença constante nas programações das rádios e tevês… O compacto trazia a versão instrumental no lado B… Demais!

A próxima é uma típica que a Globo jogava nas suas trilhas… Uma lentinha com Cleo Layne e James Galway chamada DRIFTING DREAMING. Possui uma construção que lembra bastante o estilo das canções de ópera… Bonita, poética e bem suave…

A décima é uma canção nota dez! Kool & The Gang e a deliciosa balada JOANNA. O clip dessa música é muito interessante pois nele Joanna é uma espécie de mãezona… Letra deliciosamente boba e a melodia simples fizeram dessa música uma das que mais curti à época… Ainda ouço bastante, e sempre me emociono…

Depois temos a versão original de EVA com o italiano Umberto Tozzi. Essa canção teve uma versão feita pela banda Rádio Táxi que fez muito sucesso e é a base das regravações baianas que temos por aí.

A ante-penútima é uma outra faixa que eu adorava… Lembro de perceber uma maturidade muito forte em todo arranjo de VICTIMS, do Culture Club… Adorava essa canção e achava sua estrutura interessante, com a primeira parte somente no piano e voz, e a segunda com uma bateria forte e bastante presente… Ótima pra dançar coladinho ou curtir junto a alguém.

A penúltima é com Sylvester, que sempre teve excelentes balanços, tanto na década de 70, quanto na década de 80… Minha preferida é DON’T STOP, mas aqui nesta trilha aparece TROUBLE IN PARADISE… Tocava bastante nas cenas externas da novela, mas não mostra, nem de longe, a melhor forma do cantor.

Fechando o LP, e mais este especial de discos clássicos dos anos 80, Jago com I’M GOING TO, que não me recordo de ouvir muito em rádio, mas vale como registro da época… Vocês já devem saber o quanto curto as músicas datadas dessa década…

Então, que tal clicar no link abaixo e viajar pra mais uma trama nobre do horário das 7 horas da noite?! 

APERITIVO MUSICAL – TRANSAS E CARETAS INTERNACIONAL

15 comentários sobre “LP’s Clássicos – Trilha Sonora Internacional da Novela Transas e Caretas…

  1. Grande Ed, Gostei demais dessas musicas que foram trilhas de novela , um detalhe a versao que o radio taxi fez em minha opniao ficou muitissimo melhor , outra coisa voce so nos dexou com vontade , pois foi so um pedacinho de cada musicas.
    .
    Reinaldo Lima – Guarulhos

  2. É meu caro Ed, ja não se faz musica como antigamente! Hoge estamos fadados a ouvir umas musiquinhas horrorosas que além de não ter qualidade musical, ainda tem um som horrivel, que parece distorcer. Parece até que os tecnicos de som ficaram surdos!!! o que está acontecendo? Será o fim?

  3. ola! concordo com o amigo que falou que as musicas de hoje horriveis , pessima qualidade de som e letras terriveis… sinto falta da quelas musicas dos anos 80 eram de ++ espero que que eesas terriveis ” musicas ” sumam da nossa vida…risosss

  4. Concordo com a primeira opinião. Os anos 80 foram particularmente fecundos na produção de boa musica, em todos os estilos, tanto nacionais como internacionais. No Brasil, muitos foram os casais que namoraram e se casaram embalados por aquela melodias românticas que eram tocadas, sobretudo nas novelas. Foram anos em que havia um clima de romantismo no ar. Por issso tantas musicas boas. Eu, particularmente, ainda era criança com 7 ou oito anos, mas achava muito legal os casais namorando ao som de air supply, dione warrick, chicago, genesis, etc.etc. Um grande abraço a todos de minha geração, privilegiados e que puderam viver intensamente os ANOS 80, saboreando boas músicas.

  5. Caro Ed,

    A música Gymnopedies 1, que agora faz parte da trilha sonora de Viver a Vida, já havia feito parte da trilha incidental de uma novela global, que suponho seja Transas e Caretas. Sei que foi tema da personagem de Renata Sorrah. Nunca me esqueço desta primeira versão que ouvi. Você saberia me dizer se esta 1ª versão foi de Transas e Caretas mesmo? Adoraria baixar a versão desta música feita nos anos 80…

  6. Que saudade lembrar essa época, valeu mesmo ! Gostaria de ter essas músicas em um cd, você tem como providenciar pra mim ? Um abraço

  7. Cara
    Vc me ajudou a encontrar uma musica que eu procurqava há muito tempo “Souvenir of China” Jean Michel Jarre

    VALEU!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s