O dia 12 de junho é sempre especial… A atmosfera parece mais suave e as mulheres ficam com cara de denguinho… Bom demais!

As emissoras de rádio se empanturram das músicas românticas que embalaram os grandes amores… As ruas ficam repletas de homens e mulheres com pacotinhos (especialmente no final de tarde e no início de noite)… Restaurantes e motéis lotados…

Estejamos namorando ou não, o dia dos namorados é um dia diferente… Então, nosso blog não poderia ‘tocar’ outra coisa a não ser as lentinhas.

Preparei uma sequência de trinta e nove minutinhos e meio com belas canções de AMOR… Músicas pra amar… Lembrar de alguém… Esquecer…

Abriremos com a melhor música de Laura Braningam, lançada em 1981 e que não deve ter tocado muito, apesar de ser lindíssima! ALL NIGHT (WITH ME) tem uma suavidade perfeita pra voz de Laura… O piano que abre a faixa cria um ótimo clima pra chamarmos alguém pra dançar… Lembro de um Dancing Nights em que Giancarlo Secci apresentava essa canção, e acho que foi o único registro em rádio dela… Foi num especial de dia dos namorados em 1982… Faz 25 anos! E esse tempo só fez essa música melhorar ainda mais!

Na sequência outra música suave… Kane Gang e a maravilhosa CLOSEST THING TO HEAVEN, que tem uma gaita tocada no início que me apaixona o tempo todo… Será que vocês têm essa sensação de ‘se apaixonar o tempo todo’? Não seria por alguém específico… Falo da sensação que temos ao estar apaixonados. É boa demais porquê abastece o coração e mata a sede da alma… O arranjo dessa música tem momentos mágicos. Um teclado tocado no refrão, logo depois que o coro diz ‘this could be’, é de passar mal…

A terceira é outra faixa que me apaixona! Isley Jasper Isley foi um projeto que contou com a participação de alguns dos Isley Brothers (um dos maiores grupos de soul da década de 70, e que tem discos que devem ser comprados)… CARAVAN OF LOVE é mais um tesouro dos anos 80, com uma letra que eu acho deliciosa e diz ‘are you ready for the time of your life, it’s time to stand up and fight… hand in hand we’ll take a caravan to the motherland… every woman, every man, join the caravan of love… everybody take a stand, join the caravan of love…’ Linda! Uma canção que fala da irmandade do AMOR e de toda a força que temos juntos nessa maravilhosa caravana do amor que é a vida… É só se juntar a ela!

Seguindo uma lenta mais vigorosa, mas, nem por isso, menos romântica. STEADY, com Jules Shear fez muito sucesso na metade da década de 80, entrando na trilha sonora internacional da novela Um Sonho A Mais da Rede Globo. Uma curiosidade da canção é que Cyndi Lauper é co-autora… A batida forte e o arranjo bem definido tornam essa canção muito gostosa pra dançar… Nunca ouvi falar de remix ou extended, mas, se existir, deve ser maravilhosa! O refrão é muito marcante e os vocais de fundo são muito bonitos…

Temos então um tesouro perdido, agora com Babyface, de 1990… WHIP APPEAL tem toda a doçura das baladas de Babyface… Acho muito instigante uma canção que é suave, mas, num determinado trecho parece querer explodir… Nesse instante, parece que nosso coração apaixonado se solta da melodia e segue sua viagem sozinho… WHIP APPEAL tem uma versão muito bonita que saiu num unplugged da MTV que Babyface gravou lá pelos idos de 1991-92, mas a versão que aparece aqui é a original… Suave e tranquila, e vez por outra, querendo decolar, como os melhores AMORES!

A sexta é com um grupo que soube como poucos fazer canções pra o coração… Todos os seus discos têm canções marcantes… Absolutamente todos… Acho que a década de 70 produziu a melhor música sentimental de todas as épocas… A mais intimista e bela, com inúmeras variações, mas que sempre achava um espaço em rádio pra fazer sucesso… E é importante que tenhamos em mente que não havia uma variedade de mídias como temos atualmente… Nesse aspecto os Carpenters foram singulares e comparados somente a grupos como Bread e Dr. Hook… Além de inúmeros outros de mesmo estilo, claro… TOUCH ME WHEN WE’RE DANCING é, pra mim, a mais bela balada da dupla… Perfeita pra dançar… Perfeita pra ouvir… Uma melodia feita sob medida pra belíssima voz de Karen Carpenter… O clip é simples e muito bonito com um casal em miniatura dançando sobre um piano. Mágico, não?! Mas, na verdade, quando estamos colados com alguém que amamos, nos sentimos mais ou menos assim… Essa é uma de minhas favoritas e faz parte de um disco muito bom da dupla chamado Made In America…

A sétima é com outro incrível grupo, com um acervo repleto de baladas marcantes. Alan Parsons Project faz um estilo romântico muito bom, com arranjos sentimentais e repletos de teclados e guitarras casados… Aqui a bela DON’T ANSWER ME… Uma letra muito bonita… Não percam o delicioso video-clip dessa maravilhosa canção, feito em desenho animado… É demais!

A penúltima desse especial é com o grupo Silk, que era produzido por ninguém menos que Keith Sweat. GIRL U FOR ME tem o ótimo estilo das baladas de música black, com um arranjo vocal bem feito e uma produção no melhor costume do quiet storm da década de 90. O refrão é forte, como toda a produção do disco.

Fecharemos com uma música surpreendente de Peabo Bryson… I’M SO INTO YOU tem cara de fim de noite… Conheci essa canção na WBLS de Nova Iorque, num programa chamado Quiet Storm… Tenho essa sequência guardada até hoje… Vou postar qualquer dia… Essa faixa acusa de forma incontestável a lindíssima voz de Bryson e toda a cuidadosa produção de seu trabalho no final da década de 70. Suavidade que faz bem… Acalma a alma… Aquece o coração…

Quero dedicar esse dia e todo o amor dessa sequência musical a todos aqueles que, assim como eu, possuem um coração bobo, mas cheio de amor… A vida só faz sentido pra quem ama!

ESPECIAL DO DIA DOS NAMORADOS

2 comentários sobre “Hoje é o dia do AMOR! Dia das babinhas especiais num set pra todos nós que estamos sempre enamorados…

  1. To baixando , logo ainda não ouvi, mas pelas descriçoes já vi que é uma sequencia de qualidade , como é bom ter um coração bobo e cheio de amor, the best , caro Ed , se você tivesse uma rádio a programação seria demais, o bom gosto esta sempre presente .
    Reinaldo Lima

  2. Peabo bryson, concordo, tem uma voz divina, ed. Mas, confesso, que não imaginava que tivesse uma música tão linda com i’m so in to you.
    feliz dia dos namorados.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s