LP’s Clássicos – Trilha Sonora da Novela Pão Pão Beijo Beijo…

paocdint1.jpg

Durante os próximos dias estarei postando alguns aperitivos musicais de algumas trilhas sonoras de novelas da década de 80… Quem curtir, basta dar uma passadinha aqui no blog. Vamos abrir o baú com a trilha sonora da novela Pão Pão Beijo Beijo…

Eu sempre apreciei muito essa capa de disco… Desde a época de seu lançamento, adoro o colorido e a expressão de paquera da foto. E pensar que isso faz mais de 20 anos.

Pão Pão Beijo Beijo era novela das seis da tarde com uma trilha sonora que trazia alguns sucessos datados, mas que também trouxe grandes músicas…

A primeira do lado A, trazia a ótima new wave WAITING FOR A TRAIN dos australianos do Flash & The Pan, que, lançada em 1982, curiosamente fez muito sucesso somente no Brasil. A banda começou em 1976 como uma espécie de projeto de estúdio, capitaneado pelos compositores Harry Vanda e George Young, e durou até 1988. Existem inúmeras versões dessa ótima canção… Fez muito sucesso em pistas de dança e tocou bastante em programas de rádio.

TOTAL ECLIPSE OF THE HEART, com Bonnie Tyler, dispensa maiores apresentações por ser uma das baladas mais tocadas na década de 80. Muito regravada, a canção tem uma particularidade interessante: está entre as músicas com maior duração a chegar ao topo das paradas. Tem quase 7 minutos… Até a Som Livre prensou ela inteirinha no vinil da novela, ao contrário de sua regra geral, que era contar com canções na marca de 3 a 4 minutos…

A terceira, ainda no lado A, trouxe de volta KC & The Sunshine Band e a deliciosa YOU SAID YOU’D GIMME SOME MORE… Eu adorava o estilo frenético desse balanço, com todos os seus teclados, baixos e bateria eletrônica. Uma canção alegre e agitada, pra confrontar as baladinhas anteriores do grupo… Certamente, eu prefiro esta.

Jennifer Holliday, cantando a negérrima AND I AM TELLING YOU I’M NOT GOING, é a próxima canção, e define muito bem o nível das trilhas sonoras da década de 80. Música classuda com um show nos vocais e nos arranjos… Tinha gente muito boa fazendo a seleção desses repertórios. Essa é uma música madura que ficou presa à época em que foi lançada, mas ainda dá um gosto danado curtir novamente… Em 2001 essa canção ganhou remixes de Ralhi Rosario, lançado pelo selo Tommy Boy.

A quinta do lado A é a ótima HIP HOP BE BOP (DON’T STOP) com Man Parrish… Adorava o clima de street music do arranjo dessa música, bem no estilo de PLANET ROCK, porém num ritmo um pouco desacelerado. Quem curtiu o ano de 1983, certamente lembra do frisson que as coisas do rap ameticana faziam nas programações das rádios. Era uma modernidade muito gostosa.

Seguindo, temos a baladinha IF YOU WERE MY LADY com Glenn Campbell e Diane Solomon. Uma lenta com aqueles arranjos de piano e voz que infestavam maravilhosamente as noites dos corações apaixonados… Eu era um deles!

Fechando o lado A, I WILL FOLLOW HIM com Claudja Barry, que fez muito sucesso em 1982. Esse balanço tem muito das produções da disco music da metade dos anos 70, num estilo bem europeu. Aliás Claudja ainda continua gravando…

Abrindo o lado B, um rock que tocava demais… Shakin’ Stevens fez da balada GIVE ME YOUR HEART TONIGHT uma constante presença nos playlists das principais emissoras de rádio do Brasil. Sua abertura era marcante e uma ótima solução pra animar bailinhos colegiais, regados a ponche e petiscos com azeitona, queijo e salsicha… E a gente se divertia muito!

Seguindo, temos a pequena Nikka Costa com a bonita e suave balada FIRST LOVE. Filha de Don Costa, produtor e arranjador de gente como Paul Anka, Tony Bennet e Dinah Washington, a pequena cantora frequentava o estúdio do pai, dividindo espaço com gente como Quincy Jones, Sly Stone e Sammy Davies Jr. Suas baladas tinham uma produção muito baseada em piano e violão, permeados por arranjos de cordas muito sutis. Uma coisa muito marcante na década de 80… Eera o estilo deliciosamente adocicado das canções de amor, especialmente aquelas que tocavam em rádio e nas trilhas das principais novelas.

A terceira do lado B é uma das minhas canções favoritas: REACH OUT (I’LL BE THERE) com o mágico Narada Michael Walden. Na verdade essa é a melhor regravação pra esse musicão dos anos 60. A produção é muito vigorosa e tem até um certo nervosismo em seus arranjos. Fez muito sucesso em pistas de dança no Brasil e tem a versão inteira no próprio disco original. Ainda lembro de Giancarlo Secci lançando essa música num de seus Dancing Nights.

A quarta foi uma das canções que teve sucesso instantâneo e sumiu. SAVE YOUR LOVE, com Renée & Renato, tem a cara de produções italianas. Digamos, uma música grotesca…

A próxima é uma típica faixa fadada a arrasar corações… Piegas, suave e com os vocais apaixonados de Edward Reekers, THE WORDS TO SAY I LOVE YOU foi tocada demais nas seções de lentas de festinhas.. Eu mesmo devo ter dançado essa música algumas dezenas de vezes… Tive êxito em algumas situações, mas, não posso negar, a música era pegajosa demais…

A penúltima desse lado, e do disco, é outra balada… Ferr Kinney tem um timbre vocal muito parecido com Stephanie Mills e DON’T MAKE ME WAIT funcionava muito bem pra dançar coladinho. Uma das coisas que mais me divirto lembrando dessa época, é a denominação de ‘mela-cueca’ que um amigo meu usa pra definir uma canção lenta…

Fechando o disco, uma canção realmente linda, num estilo romântico mais maduro e que pede um bom drink. MISTY BLUE com Dorothy Moore ainda surge com frequência nas programações de rádios que tocam flash-back. Essa música foi lançada originalmente em1976, mas voltou com força na trilha da novela. Uma canção que traz muitas lembranças…

As trilhas de novelas são ótimas referências de sua época. Delas constam sucessos ou pequenos tesouros que alimentaram muitas sensações daqueles que viveram aqueles anos. Todas memórias que carregamos sempre fazem com que melhoremos… O presente é o mais importante, mas nunca podemos deixar de lado o fato de que viemos do nosso passado… Revivê-lo é revigorante muitas vezes, e faz o futuro ser mais desejado e o presente mais adorado…

No link abaixo, um aperitivo dessa ótima trilha sonora…

APERITIVO MUSICAL – PÃO PÃO BEIJO BEIJO INTERNACIONAL

About these ads